Elgato Wave 1

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Há muito que a Elgato deixou de ser uma empresa que fabricava dispositivos de captura de vídeo para streamers. Hoje tem uma oferta completa para a produção de áudio e vídeo tanto para amadores, como para utilizadores mais sérios.

O microfone Wave 1 faz parte desta oferta. Trata-se de um microfone USB para quem quer um dispositivo competente mas sem dar cabo do orçamento.

Dentro da caixa não muito mais coisas para além do microfone, do cabo USB e do adaptador para montar o Wave 1 num braço articulado, se for necessário. Os materiais e a qualidade de montagem deste microfone são de primeira qualidade e transmitem uma impressão de resistência que não se encontra em dispositivos semelhantes de outras marcas. A base é pesada, o que lhe confere muita estabilidade e contribui para a impressão de qualidade geral.

O facto de ser preto dá-lhe um nível de discrição que permite a quem o usa concentrar-se no que está a fazer, em vez de estar sempre a olhar para ele. Na parte da frente existe apenas um potenciómetro para controlar o volume e na parte de trás está a entrada USB Type-C e uma jack de 3,5 mm para ligar um par de auscultadores. É aqui que está o único senão deste microfone em termos de design: as entradas traseiras estão próximas demais da base do microfone, o que faz com que seu o angulo de inclinação seja limitado pelos cabos.

Utilização

O Wave 1 é um bom microfone. Não é um excelente microfone. No entanto, serve muito bem para praticamente todos os tipos de utilização a que se destina (videoconferência, podcast e streaming). É, no entanto, significativamente melhor que qualquer microfone de um headset ou de um computador portátil.

Por vezes o microfone tem alguma dificuldade de filtrar o som das teclas do computador e se quiser tirar mesmo partido dele, terá de falar bastante perto.

Para limitar o aparecimento de sons estranhos, como “pops” e “isses”, o Wave 1 tem filtros internos para os reduzir, também inclui um limitador para impedir que o som da voz ultrapasse o limite do microfone e distorça. Todos os filtros funcionam bastante bem e mesmo que apareça um som mais alto a meio de um directo o Wave 1 aguenta bem as variações no volume sem distorcer muito.

O potenciómetro que está na frente do Wave 1 permite-lhe controlar o volume da mistura que lhe chega aos auscultadores e se o premir, desliga o microfone. Neste caso o anel luminoso à volta dele fica vermelho para lhe dar uma pista visual de que o microfone está desligado.

O Wave 1 funciona com o software Wave Link (que tem de ser descarregado a partir do site da Elgato), que serve para configurar os níveis de volume microfone e de tudo o resto que está ligado ao computador. Este software, que é facilmente integrado com várias soluções de streaming permite, por exemplo, ter o áudio vindo dos seus companheiros de equipa mais alto para si do que para a audiência enquanto grava um vídeo, ou faz um directo.

Ao contrário do software iCue, que a Corsair (a empresa que detêm a Elgato) fez para programar e controlar os seus periféricos, o Wave Link é simples e direito ao assunto. A interface é limpa e é muito fácil de usar.



Distribuidor: Elgato

Preço: €139,99


Dados técnicos

Dimensões: altura 14 cm, largura 6,2 cm, profundidade 3,9 cm

Peso: 565 gr com o suporte

Tipo: Cardióide

Resolução: 24 bits

Taxa de amostragem: 48 kHz

Resposta de frequência: 70 – 20000 Hz

Sensibilidade: -25dBFS (ganho mínimo) | 15dBFS (ganho máximo)

Ligação: USB Type-C

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version