Corsair Katar Pro Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

O Katar Pro é o rato de entrada de gama da Corsair, mas, por entrada de gama não se deve entender como sendo o mais fraco, simplesmente é o mais simples.

O Katar Pro é um rato simétrico, mas não foi feito para ser usado por canhotos, visto que apesar da forma, dois dos botões programáveis estão do lado esquerdo do rato colocando-os ao alcance do polegar da mão direita.

Este rato tem seis botões que podem ser programados através do software iCue da Corsair. O sensor é um PMW3325 fabricado pela PixArt  e oferece uma resolução máxima de 10000 DPI.

O sensor óptico e o interruptor que permite comutar entre Bluetooth e Slipstream.

Como o nome indica, este rato não usa fios, mas oferece uma escolha neste campo: pode ser ligado através de Bluetooth ou através da ligação sem fios de 2,4 GHZ através de um pequeno dongle USB (que pode ser guardado dentro do rato quando não está em uso), com tecnologia Slipstream da Corsair, que, segundo a empresa tem uma latência de apenas 1 ms.

A pilha e o dongle USB do Corsair Katar Pro Wireless.

A energia para alimentar este rato vem de apenas uma única pilha AA (a Corsair inclui uma na caixa) que, segundo o fabricante, dura 135 horas até ser necessário substitui-la.

Uma coisa de que gostei bastante no Katar Pro Wireless é que, por ser alimentado com uma pilha, não foi possível incluir um daqueles sistemas de iluminação RGB que agora parece ser necessário para que um qualquer produto seja considerado “para gaming”. A única luz que existe é a que indica a resolução a que o sensor óptico está a funcionar.

Utilização

Para as minhas mãos, o Katar Pro Wireless é um pouco pequeno, mas estranhamente confortável de usar. Numa altura em que os ratos, principalmente os dedicados ao mercado dos jogos, têm formas mais ou menos estranhas, este fez-me lembrar muito o IntelliMouse da Microsoft, embora um pouco mais pequeno. Este rato transmite uma impressão de solidez e os botões são suficientemente grandes para se conseguir manter os dedos estendidos em cima do corpo do rato.

No entanto, devido ao tamanho do rato e dos próprios botões, usar rapidamente os botões laterais é um exercício mais complicado. Pelo menos para alguém com mãos grandes.

As ligação do rato ao PC é muitíssimo simples, basta ligar o dongle a uma entrada USB livre, ligar a alimentação do rato usando o interruptor e ele começa logo a funcionar. No caso de querer usar Bluetooth terá de fazer o processo de emparelhamento habitual.

Um aspecto surpreendente, pela positiva, é a rapidez com que se move em cima da secretária. Aqui, o facto de pesar apenas 90 gramas faz toda a diferença. O Katar Pro Wireless é realmente muito rápido.

O software iCue permite fazer algumas alterações ao funcionamento do rato, como atribuir funções aos vários botões, ou alterar as cores do LED que correspondem às várias resoluções do sensor.

Com o software iCue pode alterar a cor do LED que indica a resolução no Katar Pro Wireless.

Devido a ter menos funcionalidades, a janela dedicada a este rápido no software da Corsair é bastante mais simples do que noutro hardware, o que torna o software mais fácil de usar.


Distribuidor: Corsair

Preço: €49,99

Dados técnicos:

Tipo de sensor Óptico
Modelo do sensor PMW3325
Resolução 10000 DPI
Polling Rate 1000 Hz
Número de botões programáveis 6
Número de zonas RGB Nenhuma
Ligações Dongle USB Type-A, Bluetooth
Cabo Não incluído
Medidas 115,8 x 64,2 x 37,8 mm
Peso 96 gr

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version