Xbox Game Bar vai ter um gestor de tarefas dedicado para quem joga em Windows

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Até agora, para abrir o Gestor de Tarefas do Windows enquanto joga tinha de usar a combinação de teclas CTRL+Shift+ESC, o que normalmente faz desaparecer o ecrã de jogo para lhe mostrar a janela do gestor de tarefas. Com a próxima actualização da Xbox Game Bar já não vai ser preciso sair do jogo que estiver a usar para ajustar qualquer coisa no Windows. Como matar aquele programa que está a correr em segundo plano e está a roubar recursos precisos para o seu jogo.

A Xbox Game Bar é uma funcionalidade incluída no Windows que pode ser ligada através da combinação de teclas Windows+G. Esta aplicação interage com o processo que estiver a funcionar em primeiro plano, seja um jogo ou qualquer outra coisa, e permite gravar clips de vídeo ou tirar screenshots, entre outras coisas.

A actualização que inclui o Gestor de Tarefas dedicado para a Xbox Game Bar, está disponível neste momento apenas através do Xbox Insider Hub, o sistema de antevisões de funcionalidades para jogos do Windows, mas deve chegar em breve a todos os computadores com Windows 10.

O novo Gestor de Tarefas da Xbox Game Bar é um gestor de tarefas reduzido em forma de widget que lhe mostra os processos que estão a ser executados no Windows.

Pode personalizar o que o widget lhe mostra e até pode mantê-lo em primeiro plano enquanto está a jogar para ver que aplicações têm mais impacto no desempenho do computador. As pistas visuais incluem um sistema de semáforos que permitem ver o que está a consumir recursos com um relance. O widget consegue mostrar-lhe que aplicações estão a impactar o CPU, GPU, disco e memória RAM, tal como acontece com o Gestor de Tarefas completo.

Quando encontra um programa que está a consumir recursos a mais, pode clicar no botão ‘X’ para o fechar.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version