Sony Alpha A7R IV

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Ao longo dos anos, a Sony conseguiu desenvolver um ecossistema que já consegue disponibilizar uma solução para cada tipo de utilizador e finalidade. No nosso caso, que utilizamos essencialmente as câmaras para fotografias de estúdio (improvisado, é certo), fotografar automóveis, objectos ou cenários estáticos, damos prioridade à qualidade de imagem, ao alcance dinâmico e ao baixo ruído.

Com a nova A7R IV, a Sony conseguiu recriar uma máquina capaz de rivalizar com modelos de formato médio, num corpo com um sensor de 35 mm (full-frame). Esta máquina, que se diferencia da sua antecessora pelas melhorias introduzidas em termos de ergonomia e estanquidade, destaca-se essencialmente pelo seu elemento chave, o impressionante sensor full-frame de 61 MP, tendo esta a particularidade de ser capaz de captar imagens com uma qualidade superior à sua antecessora, mesmo utilizando um sensor que utiliza foto díodos mais pequenos.

Como se isto não bastasse, este sensor tira partido de um sistema de focagem automática híbrida, com 567 pontos por detecção de fase e 425 pontos por detecção de contraste, que ocupa 74% da superfície do ecrã e garante uma precisão impressionante, mesmo em situações de baixa luminosidade, contando ainda com a última tecnologia de detecção de faces e olhos, tanto humanos como animais (apenas na fotografia).

A A7R IV consegue ainda gravar até 10 fotogramas por segundo, ideal para captar um objecto (ou animal) em movimento, com a garantia de que grande parte das fotos ficará nítida, graças ao eficaz sistema de estabilização de imagem de cinco eixos. Em situações de fraca luminosidade, terá ao seu dispor o processador de imagem BIONZ X, que permite ampliar a gama de sensibilidade ISO padrão dos 100 – 32 000 para uns impressionantes 50 – 102 400, mas dificilmente conseguirá obter resultados que o deixarão convencido quando usar acima de 12 800 de ISO.

Embora o sensor tenha uma resolução muito elevada, este não está preparado para captar acima de resoluções 4K, estando igualmente limitado aos 8-bit e a 30 fotogramas por segundo, ou os habituais 24, para quem gosta de um aspecto mais cinemático. Se procura uma Sony especificamente para vídeo, aconselhamos a nova A7S III.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €4000 (corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 61 MP (35mm Full-Frame)
Processador de Imagem: BIONZ X
Ecrã: 3 polegadas táctil de ângulo ajustável
Gravação de Vídeo: 4K a 30 fps, FullHD a 120 fps
Dimensões: 128,9 x 96,4 x 77,5 mm
Peso: 665 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version