Seagate começa a distribuir os maiores discos rígidos da actualidade em Dezembro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min

Os primeiros discos rígidos da Seagate com tecnologia HAMR (Heat Assisted Magnetic Recording) vão começar a chegar aos mercados mundiais até ao fim deste ano.

De acordo com roadmap de produção da Seagate, as primeiras drives HAMR vão incluir a unidade com mais capacidade actualmente, com 20 TB e devem chegar em Dezembro deste ano. 

A tecnologia HAMR aquece temporariamente os pratos do disco, o que os torna mais receptivos aos sinais magnéticos. O resultado é a possibilidade de escrever mais dados em zonas mais reduzidas dos pratos, aumentando assim a densidade dos dados.

Os discos da serie Exos 20+ podem ser usados em baias de 3,5 polegadas. Em termos de consumo, as novas unidades gastam menos de 12 W. A velocidade de rotação é de 7200 RPM, o desempenho em termos de leitura e escrita situar-se-á em acima dos 261 MB/s.  Estes números são oficiais da marca e ainda não foram comprovados em utilização real.

Apesar de estas novas drives serem recordistas de capacidade de armazenamento, estão programados novos modelos na oferta da Seagate com a mesma tecnologia e capacidades ainda maiores.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version