Raspberry Pi Foundation lança o Raspberry Pi Compute Module 4

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Sempre que a Raspberry Pi Foundation lança uma nova versão do microcomputador Raspberry Pi, também lança um Compute Module, que tem como objectivo a utilização como computador noutros produtos indpendentes do Raspberry Pi. Depois do Raspberry Pi 4 ter sido lançado em Junho do ano passado, eis que agora foi lançado o Compute Module 4.

O novo módulo usa o mesmo processador de 64 bits ARM Cortex-A72 com quatro núcleos, que funciona a 1,5 GHz que já é usado no Raspberry Pi 4, que pode ser combinado com até 8 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento flash, rede sem fios opcional até 802.11 ac e Bluetooth 5.0. Também está presente duas entradas HDMI que podem reproduzir imagens até 4K de resolução, uma interface PCI Express 2.0 e interface GPIO de 28 pinos.

Uma das novidades deste novo Compute Module é que o tamanho foi substancialmente reduzido, o que permite criar produtos também mais pequenos.

O novo Compute Module está disponível em 32 variantes, com quatro opções no que toca à quantidade de memória RAM, quatro opções de capacidade de armazenamento e redes sem fios. O preço começa nos 25 dólares e pode chegar aos 90 para o modelo mais completo, que tem 8Gb de RAM, 32 Gb de espaço de armazenagem e rede sem fios.

Também foi lançada uma nova IO Board que adiciona duas entradas HDMI, rede Ethernet, duas entras USB, um slot para cartões de memória MicroSD, uma ranhura PCI Express, uma ligação GPIO de 40 pinos, uma entrada de alimentação de 12 volts, ligações para câmaras e ecrãs e um relógio com uma bateria de recurso. Esta placa custa 35 dólares.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version