Play – Razer Huntsman Mini

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Quando pensamos em teclados para gaming, o que nos vem logo à cabeça são aqueles bem grandes, cheios de teclas especiais e totalmente completos e não este, que tem quase o tamanho de um pacote de bolachas Maria. Mas a verdade é que os teclados compactos têm o seu público bem forte nos eSports e este Huntsman Mini foi, até, criado de acordo com o feedback da comunidade de gaming.

Pessoalmente, este teclado, apesar de manter a qualidade Razer a todos os níveis (quer na construção, no design e na sensação de robustez das teclas, neste caso na versão Clicky com switches ópticos) não me enche as medidas: para jogar prefiro outras versões da marca, como os BlackWidow, o Huntsman original ou o Ornata.

Com 60% do tamanho de um teclado convencional, torna-se complicado (reforço, para mim) usar um teclado destes para jogar Counter Strike, por exemplo – a sensação que me dá é a de que me vão tirar o tapete a qualquer momento (ficar sem teclas para jogar) e de que, no momento de mais tensão, começo a errar e a tocar em várias ao mesmo tempo.

Acredito que gamers mais experientes não vão ter esta dificuldade, até porque, como disse a Razer diz que o Huntsman Mini foi criado com os inputs dados pelos jogadores e equipas profissionais do ramo. Não é preciso estar com rodeios: para jogadores mesmo profissionais, um teclado assim é uma espécie de Graal dos periféricos.

Apesar de, claro, manter todas as teclas essenciais para jogos, sinto falta de ter as direccionais que precisam que cliquemos na da função (FN) para as activar (estão como secundárias no ‘J’, ‘K’, ‘L’ e ‘I’ – aliás, este conceito de ‘teclado compacto’ tem precisamente esse preço, com várias teclas que noutros periféricos estão “à vista” a serem relegadas para segundo plano.

Contudo, aqui a Razer adoptou uma solução bastante inteligente que faz uso da iluminação do teclado (que tem RGB, como é tradicional já nos periféricos da marca): sempre que clicamos na ‘Fn’, o teclado “apaga” os efeitos RGB e destaca todas as teclas que têm função secundária a branco.

Outro detalhe curioso é o facto de usarmos as combinações de teclas ‘Ctrl + Fn + número para dar um efeito imediato de iluminação ao Huntsman Mini, sem ser preciso usar o software Chroma – pode ver estas combinações e os respectivos no verso da caixa.


Distribuidor: Razer

Site: razer.com

Preço: €129,99


Ficha Técnica

Tipo: Óptico (Clicky)
Ligações: USB-C
Dimensões: 293,3 x 103,3 x 36,8 mm

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version