NOS e Vodafone Portugal celebram acordo de partilha de redes móveis

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Vodafone Portugal e a NOS assinaram um acordo de partilha de activos móveis de abrangência nacional, que vai permitir um desenvolvimento mais rápido e eficiente das redes móveis em todo o país. Através deste acordo, que permitirá reduzir os custos para ambos os operadores, será possível melhorar a cobertura de rede móvel e a qualidade dos seus serviços em todo o território nacional.

Este acordo implicará a partilha de activos de rede por parte dos operadores envolvidos, mas cada qual manterá o seu controlo estratégico, bem como a sua total independência em termos de propostas e serviços prestados aos seus clientes. Entre os principais objectivos do acordo agora celebrado, destaque para:

  • Nas zonas de menor densidade populacional, tipicamente rurais e no interior do país, a Vodafone e a NOS farão uma utilização comum de infraestruturas de suporte às suas redes móveis (torres, mastros, etc.) e partilharão os seus equipamentos activos de rádio (antenas, amplificadores e demais equipamentos), sem que haja, porém, partilha de espectro. Deste modo, a Vodafone e a NOS prestarão os seus serviços com base nas tecnologias em utilização 2G, 3G e 4G de uma forma mais eficiente. A acomodação do 5G no presente acordo está dependente da decisão autónoma de cada operador de implementar ou não a tecnologia;
  • Em complemento, nas zonas de maior densidade populacional, tipicamente maiores aglomerados urbanos, a Vodafone e a NOS irão explorar sinergias acrescidas na partilha de infra-estrutura de suporte às redes móveis, alojando os seus equipamentos activos nessas infraestruturas. Este movimento permitirá à Vodafone e à NOS racionalizar custos operacionais, favorecendo a prestação eficiente dos seus serviços.

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version