Motherboard Asus de topo (AMD X470) não suportará novos AMD Ryzen 5000

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Embora inicialmente a AMD tenha afirmado que os novos processadores AMD Ryzen 5000, que serão lançados globalmente a 5 de Novembro, não seriam compatíveis com motherboards equipadas com chipsets da série 300 e 400, veio mais tarde desmentir essa afirmação, anunciando que as motherboards equipadas com chipset X470 e B450 seriam compatíveis, mas que isso implicaria que as mesmas deixariam de suportar processadores mais antigos, devido a limitações no espaço da BIOS das motherboards.

Certamente que quem tenha uma motherboard destas e queira usar um Ryzen da série 5000, não voltará atrás para usar um processador Ryzen de primeira geração. Recentemente descobrimos que a Asus decidiu lançar seis novas motherboards B450, garantindo assim a compatibilidade das mesmas, de origem, com os novos processadores, mas nada foi dito relativamente aos modelos equipados com chipset X470.

Isto, pelo menos, até terem sido inquiridos no Reddit sobre o suporte dos novos processadores Ryzen 5000 em motherboard como a Asus ROG Crosshair VII Hero, que já foi em tempos um modelo topo de gama e, curiosamente, é a motherboard que utilizamos no nosso sistema de testes, por termos pensado que a mesma iria suportar os novos processadores, uma vez que já utiliza uma BIOS de 32 MB.

Aparentemente os engenheiros da Asus indicaram que a motherboard em questão não receberá uma actualização de BIOS para suportar os novos processadores, sendo recomendado ao utilizador para adquirir a Asus ROG Crosshair VIII Hero nova, ou uma das várias motherboards B550 que suportarão os novos processadores. Será esta a decisão final da Asus? Esperemos que não.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version