Introdução aos novos PowerToys para Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 8 min

Nos anos 90 do século passado, os utilizadores do Windows podiam instalar um conjunto de pequenas ferramentas de software gratuitas lançadas pela Microsoft, que serviam para facilitar o acesso a várias opções e acções que, até aquela altura, apenas podiam ser feitas explorando os vários menus do sistema operativo. Estas ferramentas chamavam-se PowerToys.

Actualmente, a Microsoft oferece um novo conjunto de ferramentas, agrupadas numa única aplicação com o mesmo nome. O facto de estarem incluídas numa única aplicação faz com que os utilizadores apenas têm de fazer uma instalação, ao contrário do que acontecia com os PowerToys originais, que tinham de ser instalados um a um.

Os novos PowerToys não estão ainda disponíveis através da loja de aplicações Microsoft Store, quem quiser instalar terá de ir ao GitHub porque a aplicação ainda está em desenvolvimento. Apesar de ainda não estar finalizada vale a pena dar uma vista de olhos porque inclui ferramentas muito interessantes. Vejamos.

Instalar

Para começar, aceda ao site dos PowerToys no GitHub e descarregue a última versão. Encontra em ‘Releases’ junto ao canto superior direito da página. Também pode aceder directamente à página. Certifique-se que não descarrega uma versão experimental.

Nos últimos meses, a aplicação evoluiu bastante, no que respeita às funcionalidades de instalação e actualização. As versões 0.18.2 e anteriores necessitavam que o utilizador usasse o ‘Gestor de Tarefas’ para interromper vários processos e aplicações antes de instalar.

Mas, a partir da versão 0.20.1, a aplicação já consegue fazer essa gestão automaticamente. Neste momento, a instalação é semelhante à de qualquer outra aplicação.

A equipa responsável pelos PowerToys têm disponibilizado muitas actualizações nos últimos tempos. Basta olha para a página Releases para ter uma ideia do esforço de desenvolvimento. A janela principal da aplicação tem agora um botão ‘Check for updates’, que, como o nome indica, serve para procurar e instalar actualizações à aplicação.

A janela principal

Depois de instalar, clique com o botão direito do rato no ícone que aparece na área de notificação, ou use o ícone que está no menu ‘Iniciar’. O ecrã que aparece é semelhante ao que está acima.

As ferramentas disponíveis são:

Color Picker: Um pequeno widget que permite aos utilizadores verem a cor da zona que estiver imediatamente em baixo do apontador do rato em numeração hexadecimal, o que é útil para quem trabalha com imagens ou na criação de conteúdos para a web. Pode ligar esta funcionalidade através da combinação de teclas Windows + Shift + C. 

Fancy Zones: Uma ferramenta para criar organizações de janelas que suportam vários tipos de utilização e multitarefa entre elas. Pode activá-la através da combinação de teclas Ctrl + C.

File Explorer: Permite ligar ou desligar a antevisão de ficheiros de imagem SVG e ficheiros Markdown (.md) no Explorador de ficheiros do Windows.

Image Resizer: Acrescenta uma opção ao menu de contexto para o redimensionamento automático de uma ou várias imagens, alteração do tipo de ficheiro ou alteração do nome.

Keyboard Manager: Permite aos utilizadores remapearem as teclas para outras ou para atalhos.

PowerRename: Acrescenta uma opção ao menu de contexto que permite alterar o nome de vários ficheiros no Explorador de Ficheiros usando um sistema de procura e substituição ou uma expressão regular.

PowerToys Run: Um lançador de aplicações que funciona mais ou menos da mesma forma que a janela ‘Executar’. Os utilizadores podem activá-lo através da combinação de teclas Alt + Barra de espaços. É mais rápido que usar a função ‘Executar’.

Shortcut Guide: Uma lista de atalhos sensível ao contexto que aparece quando se prime a tecla Windows durante algum tempo. Por defeito, o tempo que tem de estar a premir a tecla é de 900 milissegundo, quase um segundo. Isto serve para não aparecer por acidente.

Video Conference Mute: Uma forma rápida de silenciar tanto microfone e a webcam através da combinação de teclas Windows + N.

O nome da maioria destas ferramentas explica bem o seu objectivo, mas vamos ver algumas um pouco mais a fundo.

Shortcut Guide

Se premir e manter a tecla Windows premida, aparece uma imagem sobreposta ao conteúdo do ecrã que mostra uma lista dos atalhos de teclado que utilizam a tecla Windows. Esta imagem manter-se-á no ecrã até largar a tecla Windows. Estes atalhos só funcionam quando se combina a tecla Windows com uma das teclas que são mostradas no ecrã. É uma forma rápida de ver que atalhos de teclado estão disponíveis no Windows 10.

Pode configurar o Shortcut Guide escolhendo a opção respectiva na coluna da esquerda da janela de definições dos PowerToys. Aqui pode definir o tempo que a imagem demora a aparecer e a transparência e cor da imagem.

Color Picker

Se usar a combinação de teclas Windows + Shift + C, aparece um pequeno rectângulo que segue o apontador do rato.

A zona da esquerda do rectângulo mostra a cor dos píxeis que estão imediatamente por baixo do apontador do rato. A zona da direita mostra o código hexadecimal e RGB da mesma cor.

Se clicar no botão esquerdo do rato enquanto Color Picker estiver ligado, o valor hexadecimal é copiado para a área de transferência para que possa ser usado facilmente num programa de edição gráfica ou enquanto está a programar.

Menus de contexto

Os vários PowerToys que funcionam no Explorador de Ficheiros, incluindo o Image Resizer e o PowerRename, aparecem no menu contexto quando faz um clique com o botão direito do rato. Como se pode ver pela imagem abaixo.

Ao clicar em ‘Resize pictures’ aparece a janela de definições do Power Toy, onde pode escolher o tamanho que as imagens vão ter de entre as opções predefinidas ou escolher um tamanho personalizado.

Passa-se o mesmo com o PowerRename.

PowerToys Run

Quando clica na combinação de teclas Alt + Barra de espaços, aparece uma janela que lhe pede para escrever algo. Assim que inserir o nome, ou parte, da aplicação que quer que o computador execute, aparecem logo as opções mais parecidas. Como pode ver abaixo.

Se clicar em qualquer um dos resultados apresentados, a aplicação correspondente e activada logo.

Experimente

Este artigo serve apenas para tentar despertar a sua curiosidade acerca destas pequenas ferramentas gratuitas que a Microsoft está a desenvolver. Temos a certeza de que assim que as começar a usar nunca mais as vai largar. Porque realmente ajudam bastante nas pequenas tarefas do dia-a-dia.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version