Como resolver problemas com a reposição do Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A funcionalidade de reposição do PC do Windows 10 permite devolver o sistema operativo às definições por defeito usando uma imagem que esteja disponível localmente, ou através de uma download a partir da cloud. A funcionalidade pode ser usada para resolver problemas de desempenho do computador, excesso de consumo de memória e energia, entre outras coisas.

Contudo, se o seu computador tem o Windows 10 com actualização de Maio 2020 (versão 2004), e tentar repor o PC, pode surgir a mensagem de erro “Ocorreu um problema ao tentar repor o seu PC. Não foram efectuadas nenhumas alterações”, que impedirá a conclusão do processo. De acordo com a Microsoft, este problema pode ocorrer apenas nesta versão do Windows 10 devido a algumas configurações de hardware específicas.

Se estiver com este problema no seu computador, é recomendado usar a ferramenta de linha de comandos Deployment Image Servicing and Management (DISM) para reparar a instalação do sistema operativo, que, ao mesmo tempo, também reparará a funcionalidade de reposição do PC. A DISM é uma ferramenta incluída no Windows, que permite a preparação, modificação e reparação de imagens de sistema, incluindo o Windows Recovery Environment, Windows Setup e o Windows PE (WinPE), mas que pode ser usada para a reparação de outros problemas que possam ocorrer no sistema operativo. 

Vejamos como pode resolver o problema que impede a utilização da reposição do Windows. Siga estes passos:

Abra o menu ‘Iniciar’ (Clique no botão ‘Iniciar, ou prima a tecla Windows no teclado do computador).

Escreva ‘Linha de comandos’ e clique com o botão direito do rato em cima do primeiro resultado e escolha a opção ‘Executar como Administrador’.

Insira o comando seguinte para reparar o sistema e prima a tecla Enter:

dism /online /cleanup-image /restorehealth

Quando o processo terminar, reinicie o computador.

Agora já deverá ser possível usar a opção de reposição do Windows (menu ‘Iniciar’, ‘Definições’, ‘Actualizações e segurança’, ‘Reposição’)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version