CD Projekt Red usou Inteligência Artificial para sincronizar os diálogos de Cyberpunk 2077 em dez línguas diferentes

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Inteligência Artificial oferecer muitas utilizações potenciais, num grande número industrias diferentes. É utilizada para melhorar e personalizar resultados de pesquisas, melhorar traduções e até pode ser usada para melhorar o processo de desenvolvimento de jogos.

É o caso de Cyberpunk 2077, o próximo RPG da CD Projekt Red, em que todos os personagens que falam no jogo têm as expressões faciais sincronizadas a 100% em 10 línguas diferentes.

Este nível de atenção ao detalhe não é muito comum na indústria dos videojogos. Na maioria dos títulos são usadas as expressões faciais do inglês e depois é colocado por cima o áudio noutras línguas. A razão para isto prende-se com a quantidade enorme de trabalho para sincronizar as expressões em todas as línguas possíveis.

Para conseguir este feito, a CD Projekt Red implementou a tecnologia de Inteligência Artificial, denominada ‘JALI’, que trata da sincronização automaticamente para os milhares de personagens que vão estar em Cyberpunk 2077.

Este automatismo não quer dizer que todos os personagens vão ser todos iguais, com as mesmas expressões, a CD Projekt Red afinou as animações onde foi necessário. Segundo um dos programadores, Mateusz Popławski, o resultado foi substancialmente melhor do que o que foi conseguido em Witcher 3.

Cyberpunk 2077 estará disponível a partir de 19 de Novembro para Playstation, Xbox e PC Windows.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version