As aplicações de encontros online que os solteiros devem experimentar

Há muito que se foram os dias em que os encontros pela internet tinham uma conotação pejorativa. Esta era já uma das práticas que cresciam exponencialmente na internet, mesmo antes do surto de Covid-19. A pandemia veio favorecer ainda mais esta tendência.

Antes de entrar neste mundo, o principal receio continua a ser o primeiro passo. Especialmente, quando não tem ninguém com quem partilhar experiências ou não se sente confortável em fazê-lo. Em Portugal, como um pouco por todo o mundo, é cada vez mais comum pessoas solteiras utilizarem aplicações de encontros online, como o Tinder, para encontrar o amor. Porém, embora o Tinder seja a aplicação mais conhecida, existem outras aplicações que têm vindo a aumentar significativamente a sua base de utilizadores.

Quando é um novato neste tipo de redes sociais, encontrar a melhor aplicação de encontros online pode parecer uma tarefa complicada. Existem aplicações para os mais diferentes propósitos, com ou sem adesões premium. Em termos de segurança e privacidade existem também diferenças entre as escolhas possíveis. Vejamos as recomendações dos especialistas.

O Lovino, recentemente lançado em Portugal, agrega e classifica aplicações de namoro online, o que simplifica a tarefa de analisar se um site ou aplicação vai de encontro às suas necessidades, dentro de toda a oferta que têm vindo incrivelmente a aumentar. Vejamos então os melhores classificados.

Flirt.com

O Flirt, é uma aplicação para encontros online muito popular, tendo mais de 9.000.000 de membros espalhados pelo mundo. Em Portugal o número de utilizadores continua a crescer, tendo já superado a barreira dos 350.000 utilizadores registados.

Ao contrário de aplicações como o Tinder, o Flirt destina-se apenas a conversas casuais e eróticas através da internet para maiores de idade.

be2

O be2 é a segunda aplicação desta lista, e conta com mais de 766.000 membros, dos quais 220.000 em Portugal. Destina-se a adultos, com idade superior a 20 anos, destacando-se por ser seguro, anónimo e de confiança. Especialmente, porque, ao contrário da aplicação anterior, é destinado a pessoas que queiram encontrar uma relação séria e de longo prazo.

Victoria Milan

A terceira aplicação nesta lista vislumbrou uma oportunidade de negócio no ramo das relações extraconjugais. A aplicação Victoria Milan é uma plataforma anónima e discreta que procura correspondências na sua área geográfica com vista a desenvolver relações extraconjugais. Conta com mais de 115.000 membros registados em Portugal e, dada a sua natureza, é recomendada para pessoas casadas a partir dos 23 anos.

cDate

O cDate, é uma plataforma anónima e discreta que, tal como a anterior, baseia-se na correspondência geográfica. É recomendada para pessoas a partir dos 23 anos e conta com mais de 54.000 membros em Portugal, que se mostram satisfeitos com a segurança providenciada pela plataforma.

RichMeetBeautiful

O RichMeetBeautiful é a aplicação onde pode encontrar a elite dos encontros online. Alegadamente, todos os seus membros ostentam um estilo de vida dispendioso. Esta aplicação já atingiu a marca dos 150.000 utilizadores em todo o mundo. Em Portugal, esta aplicação conta com 13.500 membros.

Esta rede social visa conectar aqueles que, acima de tudo, prezam a ambição e a riqueza na sua vida amorosa. O acesso está limitado a maiores de 23 anos e a idade é confirmada através de um sistema de verificação de fotografias.

BeNautghy

A sexta aplicação da lista é, certamente, menos requintada que a anterior. Ainda assim, 12.000 utilizadores Portugueses já se registaram no BeNaughty para ver ou partilhar fotos atrevidas. A aplicação é recomendada para maiores de 21 anos e têm um leque variado de fotos explicitas disponíveis gratuitamente.

Ashley Madison

A última aplicação da lista, a Ashley Madison, apresenta uma adesão modesta em Portugal: 7000 utilizadores. Todos os utilizadores têm mais de 21 anos, e existe uma grande perspectiva crescimento.

Destaca-se por ter diversas funcionalidades úteis disponíveis de forma gratuita, permitindo que encontre online pessoas interessantes que possam vir a fazer parte da sua vida.

A tendência para o futuro

Os grandes gestos românticos dignos de filme são cada vez mais raros na sociedade actual. A «transformação digital» é cada vez mais transversal e já está completamente enraizada na arte do «engate». A tecnologia tem vindo a revelar-se cada vez mais importante nos encontros e relacionamentos, mesmo antes do aparecimento das aplicações direccionadas exclusivamente para o namoro online.

Os indicadores mostram que as mais diversas aplicações de namoro online, não se remetendo apenas a esta lista, continuam a crescer – algumas delas exponencialmente – quebrando as barreiras das dezenas e centenas de milhares de utilizadores.

A crise sanitária criada pelo Covid-19 veio sem dúvida aumentar as oportunidades neste mercado, e prevê-se que mesmo as aplicações menos conhecidas, ou focadas em nichos, venham a ser experimentadas por novos utilizadores.