SDD para a nova Xbox custa mais de metade do preço de uma Xbox Series S

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

As duas novas consolas da Sony e da Microsoft prometem tempos de carregamento dos jogos e níveis praticamente inexistentes. Para o conseguir utilizam sistemas de armazenamento baseados em SSD M.2.

Mas enquanto a Playstation 5  permite acrescentar mais um SSD  internamente, mas apenas serão suportadas unidades certificadas pela Sony. A Playstation 3 e Playstation 4 não ofereciam a possibilidade de acrescentar mais unidades internamente, mas permitiam a troca das unidades de série por outras com mais espaço.

Tal como aconteceu com a Xbox 360 e One, a Microsoft optou por outra via para os modelos que saem este ano. As novas consolas Xbox Series X e Xbox Series S têm uma ranhura na parte de trás, que permite instalar uma expansão para o armazenamento interno que é fabricada, para já, exclusivamente pela Seagate.

Estas unidades, são muito semelhantes aos cartões de memória que existiam para guardar os saves na Playstation, tem 1 TB de capacidade e, segundo a Microsoft, permite velocidades de leitura muito semelhantes às conseguidas pelo SSD interno, garantindo assim carregamentos quase instantâneos.

Ainda segundo a Microsoft, nas novas consolas Xbox, os jogos de nova geração terão de ser necessariamente instalados na unidade interna, ou numa destas expansões, já os jogos em retrocompatibilidade podem ser instalados no espaço interno ou em drives USB externas.

Em Portugal, as unidades SSD para as novas consolas custa 249,99 euros, o que é metade do preço da Xbox Series X e menos 50 euros que a consola Xbox Series S. Parece que a maioria vai ter de gerir muito bem os espaço no SSD interno…

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version