Orcam lança dispositivo para ajudar pessoas com dificuldades de visão e de leitura

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 2 min

A empresa israelita anunciou o lançamento de um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que lêem grandes quantidades de texto.

Segundo a Orcam Technologies, em Portugal, aproximadamente 6% da população é disléxica sendo que o OrCam Read pretende ajudar a ultrapassar esse desafio, podendo ser até «uma ferramenta de uso escolar».

A startup fez uma nova abordagem aos assistentes de leitura e desenvolveu «o primeiro dispositivo feito para ser usado com mão para capturar páginas de texto e lê-las em voz alta ao utilizador».

A utilização é intuitiva bastando apontar para um texto em qualquer superfície ou ecrã digital e clicar. Em seguida e com ajuda dos algoritmos proprietários de inteligência artificial do OrCam Read, são activados «dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler o texto inteiro seleccionado ou escolher onde começar a ler».

O funcionamento do dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de ligação à internet e sem usar fios e tem a dimensão de uma caneta. O OrCam Read tem ainda Bluetooth e capacidade de ligação a Wi-Fi para fazer updates de software.

O OrCam Read já está disponível em diversos mercados, inclusive Portugal, e em português e tem capacidade para ler em todas as principais línguas europeias.

 

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version