Nvidia compra ARM por 40 mil milhões de dólares

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Nvidia anunciou que chegou a acordo com a japonesa SoftBank para comprar a ARM, a empresa responsável pelo design dos processadores utilizados na esmagadora maioria dos smartphones e tablets disponíveis hoje em dia.

Esta aquisição vai trazer a Nvidia para um papel central no mercado dos dispositivos móveis, que se podem tornar na porta de entrada para a massificação da tecnologia de inteligência artificial da Nvidia.

Do lado da ARM, esta aquisição quer dizer que terá à sua disposição os vastos recursos de pesquisa e desenvolvimento da Nvidia e acesso à sua gama de produtos. 

A Nvidia anunciou também que vai construir um supercomputador para aplicações de inteligência artificial utilizando processadores ARM na sede da empresa em Cambridge, Reino Unido.

Apesar desta aquisição, a ARM anunciou que vai manter a neutralidade em relação aos seus clientes e o seu modelo de negócio, que passa pelo desenho e posterior licenciamento para o fabrico dos seus processadores. Mas, provavelmente, irá passar a integrar os processadores gráficos da Nvidia nos seus designs, o que, naturalmente, dará uma vantagem à Nvidia em relação à sua concorrente AMD.

Tanto a administração da Nvidia como a da ARM já aprovaram o negócio, que se espera que esteja concluído no prazo de 18 meses depois de obter aprovação dos reguladores dos EUA, Reino Unido, União Europeia e China.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version