Novas placas gráficas RTX 3000 da Nvidia chegam a 17 de Setembro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Nvidia apresentou hoje a nova série de placas gráficas RTX 3000. Há semanas que têm aparecido leaks e renders das novas gráficas em vários sites antes do anúncio oficial que se provaram praticamente todos acertados.

Nova arquitectura

As novas gráficas são baseadas na nova arquitectura de GPU Ampere e vêm substituir a geração RTX 2000, lançada há sensivelmente dois anos, prometendo mais desempenho e suporte melhorado para a tecnologia de renderização ray-trace.

A Nvidia afirma que as RTX 3080 conseguem ser duas vezes mais rápidas que a anterior RTX 2080 e até mesmo mais rápida que a RTX 2080 Ti, a placa para PC doméstico mais rápida fabricada pela empresa.

As novas placas vão incluir 10 GB de memória RAM G6X e, pelo menos nos Estados Unidos, vão custar 699 dólares (cerca de 590 euros ao cambio de hoje).

Refrigeração melhorada

No centro do novo processador gráfico está um desenho térmico melhorado que alia uma placa de circuito impresso redesenhada e mais compacta com um novo sistema de arrefecimento que foi pensado para melhorar o fluxo de ar e resolver os problemas das soluções de refrigeração das placas de geração anterior.

Este sistema inclui duas ventoinhas que estão colocadas dos dois lados da placa, que, segundo a Nvidia, conseguem melhorar o fluxo de ar em 55 por cento e ser mais silenciosas.

Nova ligação para a energia

As novas placas usam uma nova ligação de energia com 12 pinos, que mesmo assim, consegue ser mais compacta do que quando se utilizam duas ligações de oito pinos actuais, deixando mais espaço na placa para refrigeração e componentes. Nesta fase inicial todas as placas vão incluir um adaptador para este novo formato para que os utilizadores não tenham de investir numa nova fonte de alimentação se quiserem comprar uma das placas Nvidia de nova geração.

A nova família de placas gráficas RTX inclui a nova RTX 3070, que custará 499 dólares nos Estados Unidos (cerca de 420, euros ao cambio de hoje). Mesmo sendo um modelo mais barato que a 3080, segundo a Nvidia a 3070 consegue ser mais rápida que a RTX 2080.

A RTX 3070 utilizará uma solução de refrigeração semelhante à da RTX 3080 e chega também a 17 de Setembro.

Pode ver a apresentação completa abaixo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version