Microsoft confirma oficialmente a Xbox Series S

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Após um leak no Twitter, publicado ontem, que dava conta da existência de uma consola de nova geração com especificações mais modestas, a Microsoft confirmou hoje no Twitter e no Facebook, o lançamento de uma nova consola sem leitor óptico, chamada Xbox Series S, que, segundo a Microsoft Portugal custará 299 euros e chegará em Novembro.

Há muito tempo que circulavam rumores acerca de uma versão menos poderosa e dispendiosa da consola de nova geração Xbox Series X.

A Xbox Series S é suficientemente pequena para caber dentro de uma Xbox Series X, o processador é o mesmo, fabricado pela AMD, mas o circuito gráfico é um Navi RDNA 2.0 com uma capacidade de processamento de 4 TFLOP e ray trace, enquanto o da Xbox Series X é um Navi 2X com 12 TFLOP e capacidade de processamento de gráficos 3D com ray trace com aceleração por hardware.

O modelo mais barato da Xbox de nova geração foi pensado para jogadores com ecrãs 1440p ,com uma taxa de actualização máxima de 120 FPS, mas pode chegar aos 4K a velocidades mais baixas. A Series X consegue reproduzir gráficos 4K a 60 FPS e mesmo chegar aos 8K a taxas de actualização do ecrã mais baixas.

A memória RAM GDDR6 tem 10 GB de capacidade, contra os 16 GB da Series X. A capacidade do sistema de armazenamento será de 512 GB e é baseada num SSD m.2 PCIe 4.0. A Xbox Series X terá um SSD m.2 PCIe 4.0 com 1 TB de capacidade.

Como a Series S não dispõe de uma drive óptica, por isso só poderá usar títulos comprados online e será compatível com jogos para Xbox 360 e Xbox One.

No leak publicado ontem também foi anunciado que o preço da Xbox Series X será de 499 dólares nos Estados Unidos, o que, se for seguida a mesma lógica usada para Xbox Series S, quer dizer que a consola mais poderosa poderá custar 499 euros em Portugal.

A ser verdade, este preço coloca as consolas da Microsoft na mesma gama de preços da Playstation 5, que, segundo um leak recente, poderá custar os mesmo 499 euros.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version