Mais portugueses investem em criptomoedas… mas porquê?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min
Pixabay

Entre Março e Maio deste ano de 2020, durante o período de quarentena, a compra e venda de criptomoedas em Portugal subiu 60%, segundo o Expresso. A Bitcoin é a mais popular entre os portugueses, sendo seguida pela Ethereum.

Mas porque aumentaram as transacções durante o período de quarentena? Ainda compensa investir em criptomoedas em Portugal? E como fazer esse investimento?

Deixe que lhe expliquemos os básicos.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais que estão a ganhar espaço no mercado. Estas são um tipo de dinheiro como qualquer outra moeda, mas permitem enviar dinheiro de A para B, em dois pontos diferentes do mundo, sem que seja necessário confiar numa terceira entidade para esse envio.

Estas moedas são vantajosas, principalmente na compra de serviços e produtos, pois as taxas associadas ao pagamento com criptomoedas são inferiores, resultando num preço mais baixo.

Mas porque os portugueses se dedicaram à compra e venda de criptomoedas durante a quarentena? Estas moedas virtuais são também uma forma de investimento que esta em alta, portanto pode ser uma segurança para o futuro.

Qual a utilidade destas moedas?

Estas moedas podem ser usadas para transacções normais do quotidiano, como a compra de produtos e serviços.

No entanto também são vistas como um investimento. Durante o período da quarentena, alguns portugueses gastaram uma média de 760€ na compra de Bitcoin e receberam 930€ com a venda.

Quais as criptomoedas existentes?

A moeda virtual mais comum no mercado é a Bitcoin. Caso queira saber se o investimento nesta moeda pode ser um negócio rentável, aceda ao conteúdo publicado pela Deco Proteste.

A Ethereum teve uma primeira versão, mas esta segunda já vale mais do que a primeira. Inicialmente não era suposto ser uma criptomoeda, mas neste momento esta entre as moedas mais negociadas no mundo.

Existem outras, como a Litecoin ou a Ripple, mas vamos deixar o foco nas duas principais.

 

Vantagens e desvantagens das criptomoedas

As vantagens destas moedas e do próprio investimento são muitas. As que merecem destaque são:

  • Informação transparente: os registos de atividade não podem ser controlados ou manipulados;
  • Liberdade de pagamentos: pode receber o valor rapidamente em qualquer lugar do mundo;
  • Segurança: faça pagamentos sem usar informações pessoais;
  • Taxas mais baixas: ao fazer pagamentos com as criptomoedas, as taxas são mais baixas ou mesmo inexistentes;

No entanto, também existem algumas desvantagens associadas, nomeadamente:

  • Poucos estabelecimentos: como ainda são poucas as pessoas que usam a moeda, são poucos os estabelecimentos que oferecem a forma de pagamento;
  • Segurança: apesar de ser uma vantagem, também é uma desvantagem. Se os utilizadores não forem cuidadosos, correm o risco de perder as Bitcoins, e, se for o caso, não voltam a recuperar;
  • Volatilidade: existem ajustes de preços em moedas digitais;

 

Como fazer o investimento?

O investimento pode ser feito de forma rápida e simples. Mas antes de passarmos a esse ponto, deixe que o lembremos que antes do investimento, deve procurar o conhecimento necessário. Outra opção é ter um profissional ao seu lado que lhe dê apoio ao comprar criptomoedas.

Ao escolher o melhor local para o investimento, tenha cuidado para não se relacionar com websites ou empresas fraudulentas. A nossa recomendação é usar o website criado pela empresa de marketing Spletnik: Kriptomat.

A plataforma Kriptomat é uma autoridade na área das criptomoedas e pratica os preços mais baixos possíveis no mercado. No website pode encontrar a cotação da moeda escolhida, um conversor e até mais informações sobre o processo de compra das moedas.

Todo o processo é simples! Imaginando que quer comprar Ethereum. Aceda à plataforma Kriptomat e crie uma conta gratuitamente. Em poucos minutos a sua conta será verificada, dando-lhe a possibilidade de passar à escolha do método de pagamento. Finalmente pode descobrir qual a cotação de Ethereum e fazer a compra.

A compra de criptomoedas é um processo fácil, mas, novamente, certifique-se que adquiriu os conhecimentos necessários a este investimento. Esse conhecimento irá mostrar-lhe qual a melhor altura para comprar moedas e qual o melhor momento para a venda.

Sem este conhecimento, o seu investimento pode não oferecer os resultados esperados. Pelo contrário, pode resultar em prejuízo.

Etiquetas:
Exit mobile version