Está a pensar comprar uma das novas gráficas da Nvidia? Veja como preparar o seu PC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

A Nvidia apresentou novas placas gráficas que prometem o maior salto geracional de sempre no que respeita aos gráficos para computadores pessoais.

Mas as novas capacidades e configurações das RTX 3000 podem suscitar algumas dúvidas acerca da capacidade que o computador possa ter para as poder utilizar como deve ser.

Vamos ver que hatfware o computador tem de ter para usar uma das novas RTX 3070, 3080 ou 3090 e dar alguns conselhos acerca de como resolver quaisquer problemas que a sua máquina possa ter.

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é um dos componentes mais importantes de qualquer PC. Fornece energia a todos os componentes da máquina, por isso, sem ela o seu computador não funcionaria. Por isso, investir numa fonte de alimentação de alta qualidade é sempre recomendável quando escolhe os componentes para construir um novo PC, porque, para além de fornecer energia estável aos componentes, também há menos hipóteses de falhar a longo prazo.

As fontes de alimentação estão disponíveis numa grande gama de potencias. A Nvidia recomenda usar uma fonte de alimentação de 750 W para sistemas com uma gráfica RTX 3080 ou RTX 3090 Founders Edition (as versões vendidas pela Nvidia). Se for uma RTX 3070 é recomendada uma fonte com 650 W no mínimo. Claro que os vários fabricantes que usam os processadores da Nvidia terão requisitos mínimos diferentes.

Contudo, estes valores são apenas recomendações baseadas nos testes feitos com um sistema baseado num processador Intel Core i9-10900K.

A energia real que uma RTX 3090 gasta é 350 W, a RTX 3080 é 320 W e a RTX 3070 é 220 W. Se já tiver uma fonte de 650 W e quer comprar uma RTX 3080 pode ser que não tenha de fazer um upgrade à fonte que já tem, tudo dependendo do resto do hardware que tem no PC (discos, memórias, processador ou se faz algum tipo de overclocking). Uma coisa com não tem de se preocupar é com os novos conectores de energia das placas, porque será incluído um adaptador quando for necessário.

Se a potência da sua fonte de alimentação estiver abaixo dos 650 W, terá quase de certeza de fazer um upgrade para algo com um pouco mais de potência para manter o fornecimento de energia o mais estável possível.

No mínimo, recomendamos algo como a RM750x da Corsair (100% modular) ou a Connect 750W  da Seasonic (que tem um sistema de ligação um pouco diferente do habitual). Se quiser gastar um pouco mais existem fontes com 850, 1000 ou 1200 W que pode escolher.

Caixa

As novas RTX 3080 e RTX 3090 são placas muito grandes, por isso tem de certificar que tem espaço suficiente na caixa para as poder instalar.

Se tem uma caixa Full ou mid tower não deve ter problemas a instalar uma das novas placas RTX 3070 ou RTX 3080, mesmo algumas mid-size conseguem acomodar uma RTX 3090.

A versão Founders Edition da RTX 3090 mede 313 mm x 138 mm, por isso, se estiver a pensar neste modelo, não se esqueça de verificar se a caixa tem espaço para ela. Um factor a considerar é que a RTX 3090 ocupa três slots. Tanto RTX 3070 como a RTX 3080 ocupam os habituais 2 slots, por isso não devem oferecer qualquer dificuldade.

Desempenho

Agora que temos uma fonte de alimentação com energia suficiente para alimentar todo o sistema e uma caixa com espaço suficiente para acomodar as novas gráficas é tempo de olhar para o resto do hardware do computador.

Se tiver um processador antigo e pouca memória RAM não vai conseguir tirar partido das novas RTX porque vai causar “engarrafamentos” no fluxo de informação o que, por sua vez, se vai reflectir no desempenho. Se já actualiza o computador há alguns anos, está na hora de fazer um upgrade para uma nova motherboard e processador.

Começando pelo processador, recomendamos escolher algo que se aguente bem com jogos para que a gráfica não seja prejudicada.

Actualmente os Ryzen 7 3700X e os Ryzen 9 3900X da AMD são os que conseguem oferecer a melhor relação entre preço e desempenho.

Do lado das motherboards, existem muitos modelos que podem ser utilizados com estes processadores existem várias soluções com slot AM4 usado pelo Ryzen. Só tem de ter atenção ao seu orçamento.

Quanto à memória RAM, o mínimo é 8 GB, mas o ideal é 16 GB ou mais, dependendo do que quiser fazer com o computador para além de jogar.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version