Atari VCS começou a ser distribuida

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
© Atari

Mais de dois anos depois do anúncio oficial, a consola Atari VCS vai finalmente começar a chegar aos que contribuíram para a campanha de crowdfunding para financiar a sua construção.

Num artigo publicado no Medium, a Atari diz que está a dar os retoques finais no primeiro lote de consolas finais. A empresa já começou a enviar unidades para os Estados Unidos, onde vão começar a ser distribuídas pelos contribuidores da campanha de crowdfunding que decorreu na plataforma Indiegogo. Também foram partilhadas fotografias de vários aspectos da produção das consolas.

A campanha de angariação de fundos conseguiu convencer 12000 pessoas a contribuírem. Em Maio a Atari anunciou que seriam enviadas 500 unidades em meados de Junho.

Os vários problemas que ocorreram nos bastidores e uma mudança importante nas especificações do hardware fez com que muita gente receasse que esta consola acabasse por não passar de vaporware. Mas parece que afinal esses receios eram infundados.

© Atari

O que é a Atari VCS

A última consola original fabricada pela Atari foi a Jaguar em 1996, desde então a empresa mudou de mãos várias vezes, passando para a divisão de entretenimento digital da Hasbro, adquirida pela Infogrames em 2001. A Infogrames foi rebaptizada Atari SA algum tempo depois e produziu algumas consolas especializadas que incluíam jogos das consolas Atari originais.

A nova consola tinha o nome original de ‘Project Ataribox’ e utiliza um APU AMD Raven Ridge 2 de 14 nm que inclui um processador com 5 núcleos e um processador gráfico Radeon Ryzen R1000 Vega 3. Estão disponíveis dois modelos da Atari VCS, com 8 e 4 GB de memória RAM DDR4. O armazenamento é de 32 GB SSD que pode ser aumentado através da adição de uma unidade M.2. A Atari VCS também é compatível com unidades de armazenamento USB externas.

Em termos de ligações a consolas pode usar redes Wi-Fi até 802.11ac e redes com fios gigabit. Existe também Bluetooth 5.0 e três entradas USB 3.0. A ligação ao ecrã é feita através de um cabo HDMI.

Dentro da caixa estão ainda dois comandos: um é uma actualização do joystick clássico da Atari 2600 e o outro é um comando semelhante aos que são usados nas consolas actuais.

O sistema operativo é baseado em Linux Ubuntu e chama-se Atari World. O sistema permite utilizar aplicações Linux gerais e jogos desenhados especialmente para esta consola.

Mais informação aqui.

 

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version