Asus ZenScreen MB16ACE

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Não é a primeira vez que a Asus nos mostra uma solução do género: um monitor portátil que de pode transformar num periférico essencial para quem precise de uma maior área de trabalho em viagem.

Com 15,6 polegadas, este ZenScreen tem a dimensão ideal para trabalhar lado a lado com o ecrã do seu portátil, tendo este a particularidade de usar um painel do tipo IPS. Isto, além de garantir uma excelente qualidade de imagem, oferece impressionantes ângulos de visualização, por vezes melhores que muitos dos ecrãs dos próprios computadores. O monitor da Asus tem igualmente a vantagem de ser táctil, facilitando, por exemplo, o seu manuseamento numa apresentação.

As suas dimensões e a sua estreita moldura (apenas 8 mm) facilita o seu transporte, por exemplo, na mesma mala do portátil. Mesmo com uma espessura minúscula, este ecrã traz uma bateria, sendo esta alimentada pelo mesmo cabo que transmite o sinal de vídeo: uma única ligação USB-C.

Se, infelizmente, o seu computador não tiver uma ligação USB-C, poderá usar o cabo HDMI para Micro HDMI (para transmissão do sinal de vídeo) e o USB-C com o adaptador para uma tradicional ligação USB (Type-A) para a alimentação.

Em termos de posicionamento, este monitor tem de uma capa que lhe permite ajustar o ângulo de inclinação do ecrã, podendo inclusive permitir a sua utilização em formato portrait (retrato), ou seja, com o ecrã disposto na vertical.

Com uma resolução máxima de 1920 x 1080 (FullHD), e um tempo de resposta de apenas 5 ms, este ecrã pode, inclusive, ser utilizado como um segundo monitor para um computador de gaming, embora a taxa de actualização do ecrã esteja limitada a 60 Hz. Outra aplicação onde este ecrã se comportou de forma exemplar foi quando esteve ligado a um smartphone que permita a utilização de um ecrã externo, como é o caso dos topo de gama da Samsung, com a sua plataforma DeX, ou o EMUI Desktop, nos dispositivos Huawei.


Distribuidor: Asus

Site: asus.com/pt

Preço: €249


Ficha Técnica

Ecrã: 15,6” táctil IPS
Tempo de Resposta: 5 ms
Resolução Máxima: 1920 x 1080
Ligações: USB-C, HDMI
Dimensões: 359,7 x 226,4 x 8 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version