Usar uma pen para ver ficheiros e fazer backups no iOS

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Around The Home

Se a ideia de usar uma pen com um smartphone ou tablet Android não é muito normal, muito menos o é com um iPhone ou iPad. O iOS tem recursos que nos permitem eliminar suportes físicos para transferir ficheiros ou fazer backups (AirDrop e iCloud, por exemplo) e, em último caso, a ligação por cabo ao computador, pode resolver qualquer questão de forma mais eficaz. Ainda assim, o uso de uma pen que possa servir para guardar vários ficheiros e poupar espaço no iPhone ou iPad pode ser um bom recurso – experimentámos fazer isto com a iXpand Flash Drive Go da SanDisk, com 128 GB (69,99 euros) e um modelo híbrido com ligação USB e Lightning.

Passo 1
Comece por ligar a iXpand Flash Drive Go ao computador (Windows ou Mac) e abra a unidade. A janela mostra dois ficheiros executáveis (ignore-os) e três pastas: ‘Music’, ‘Photos’ e ‘Videos’. Pode colocar os seus ficheiros nestas pastas ou, então, criar uma nova para, por exemplo, PDF que tenha.

Passo 2
Retire a pen do computador e ligue-a ao iPhone ou iPad. Assim que faz isto, o iOS pergunta-lhe se quer instalar a app que permite ver os ficheiros que tem na iXpand – abra esta notificação para entrar na App Store e fazer o download da aplicação. Toque em ‘Obter’ na ‘SanDisk iXpand Drive’.

Passo 3
Abra a aplicação, aceite o Contrato de Licença e escolha ou não partilhar dados de utilização; dê autorização para que a app lhe mostre notificações e aceda às suas fotografias, assim como à Apple Music. Pode ainda activar logo uma opção que pode ser muito útil e que é mesmo uma das mais-valias da iXpand: o backup automático de fotografias e vídeos que grave no iPhone ou iPad.

Passo 4
Quando tive estes passos feitos, pode começar a usar a app: em baixo, tem o menu principal que lhe dá acesso aos conteúdos da pen: toque em ‘Exibir arquivos’, para ver as pastas e os ficheiros que colocou nesta drive, no passo 1. Também pode ver logo os ficheiros por tipo (fotos, vídeos e músicas), se tocar nos ícones que estão no topo.

Passo 5
A opção ‘Copiar Arquivos’ será uma das mais úteis, uma vez que permite transferir fotos do iPhone/iPad para a pen da SanDisk e vice-versa. Aqui basta seleccionar o que quer: ‘Copiar Fotos do iPhone’ ou ‘Copiar Arquivos da Unidade iXpand’. Depois, é só escolher os ficheiros a transferir de um lado para o outro e tocar no botão vermelho que activa

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version