Sony XH90

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Colocada estrategicamente entre a XH80 (gama de entrada 4K) e a XH95 (com processador de imagem X1 Ultimate), a XH90 é a verdadeira televisão 4K de gama média, recheada com funcionalidades que anteriormente estavam apenas acessíveis nos modelos topo de gama. Mesmo tratando-se de um painel LCD, com retroiluminação LED, a Sony continua a ser uma referência no que toca a qualidade de imagem, sendo o ecrã desta XH90 capaz de reproduzir imagens de elevada qualidade com uma resolução máxima 4K com HDR, com as normas HDR10, Hybrid Log-Gamma e Dolby Vision. Este modelo tem ainda um eficaz sistema Full Array LED, ou seja, a retroiluminação do painel LCD é feita por múltiplos módulos de díodos LED que criam zonas de iluminação independentes, para um nível de contraste mais realista e preciso. Porém, existem situações onde este sistema continua a não estar ao nível de painéis orgânicos (OLED), como acontece em situações mais exigentes para o sistema, como na representação dos créditos finais de um filme, com manchas em torno do texto.

Em termos de áudio, a Sony dotou esta XH90 de dois woofers direccionados para baixo com uma caixa de ressonância de grande dimensão, solução essa que contribui para a criação de frequências baixas (graves), acompanhadas por frequências altas (agudos) provenientes de dois altifalantes colocados nas extremidades laterais do painel traseiro. O objectivo é melhorar a direcção do som estéreo, sendo este sistema compatível com a normal Dolby Atmos.

O resultado, embora não seja tão eficaz quanto um sistema Dolby Atmos real, com múltiplos canais (ou como a barra de som Sony HT-G700, testada nesta edição) consegue ser bastante convincente, surpreendendo pela precisão na localização da origem do som reproduzido (tendo em conta a imagem). O sistema operativo Android TV é o mais rápido que alguma vez testámos, não só a ligar como a abrir aplicações, como o Netflix. Este permite a instalação de milhares de aplicações disponíveis na loja Google Play, inclui Chromecast para uma rápida transmissão a partir de dispositivos móveis e é compatível com o AirPlay e o HomeKit da Appel, assim como Google Assistant e Amazon Alexa para um controlo inteligente, através de instruções de voz, usando o microfone integrado no comando inteligente fornecido.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €1699


Ficha Técnica

Dimensões: 65 Polegadas
Resolução: 4K (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI 2.0, Composto, 2 x USB, Ethernet Lan, Wi-Fi, Bluetooth, S/PDIF out
Consumo: 236 W
Smart TV: Android TV 9.0


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version