No More Ransom: a iniciativa de segurança da McAfee e Kaspersky faz quatro anos

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Michael Geiger

O projecto No More Ransom, que luta contra tentativas de ransomware (um bloqueio do computador por hackers que exige um resgate monetário), faz quatro anos.

Criada em 2016, esta iniciativa da Polícia Nacional Holandesa, da Europol,
da McAfee e da Kaspersky já consegue «decifrar mais de 140 famílias de ransomware» e conta, neste momento, com «163 parceiros em todo o mundo». além de estar disponível em «36 línguas».

Segundo um dos promotores da iniciativa No More Ransom, a Kaspersky, os seus decryptors (descodificadores, que estão disponíveis no site do projecto) foram descarregados «mais de 216 mil vezes» – os mais populares foram o WildFireDecryptor e o CoinVaultDecryptor. Todos eles permitem que os utilizadores desbloqueiem o computador sem que tenham de pagar o resgate aos hackers.

Entre os outros dados de destaque destes quatro anos do No More Ransom está o número de visitantes («mais de quatro milhões de provenientes de 188 países») e o valor dos pagamentos evitados («600 milhões de dólares»).

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version