Lenovo ThinkVision T34W

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Revelado no início do ano em Las Vegas, durante o CES 2020, o novo ThinkVision T34W é uma boa opção para quem procura um monitor panorâmico para trabalhar com a possibilidade de usar várias janelas ao mesmo tempo, mas não para gaming – explicamos mais à frente por quê.

Recorrendo a um painel VA, este revelou uma qualidade de imagem bastante superior ao esperado, graças à boa calibração de cores de fábrica, que garante uma cobertura de 99% do espectro de cores sRGB. Com 34 polegadas, disponibilizadas num formato 21:9 (3440 x 1440), o T34W tem uma curvatura de 1500 R, ou seja, é bastante acentuada sem ser exagerada, garantindo um maior conforto de utilização das extremidades do ecrã. Quando lhe dissemos que este monitor não era indicado para gaming, estava relacionado, não só pelo visual mais sóbrio, mas também pela falta de luzes LED RGB e pelo facto de o ecrã ter uma taxa de actualização de 60 Hz e um tempo de resposta de 6 ms. Isto não significa que não possa jogar um título como Civilization, apenas que títulos mais exigentes, como um Call Of Duty: Modern Warfare ou um Fortnite não terão uma imagem tão rápida e fluída como num monitor com 120 ou 144 Hz e com tempos de resposta de 2 ms ou inferiores. Já para trabalhar, este ThinkVision destaca-se pela robusta base, que permite ajustar correctamente o monitor em altura, inclinação e rotação.

Esta base tem um detalhe curioso: uma ranhura que permite colocar o seu smartphone (pode não resultar com todos os modelos – os mais finos não se vão conseguir apoiar), ficando este ligeiramente inclinado, para que o ecrã esteja virado para si. Falta referir as ligações presentes: HDMI 2.0, DisplayPort 1.2 (não precisa de mais devido aos 60 Hz) e USB-C. Esta última permite ligar um computador portátil, tipo notebook, podendo o mesmo transmitir não só o sinal de vídeo para o monitor, como carregar a bateria do mesmo, até um máximo de 75W. Tem ainda quatro portas USB 3.0, que podem ser utilizadas quando ligar este ThinkVision ao seu computador portátil. Com tudo isto, seria este monitor a nossa primeira escolha? Infelizmente não, especialmente tendo em conta o preço pedido, pois existem ofertas mais acessíveis, com funcionalidades idênticas e ecrãs IPS de qualidade superior, mais rápidos e com suporte para tecnologia HDR10 e AMD Radeon FreeSync.


Distribuidor: Lenovo

Contacto: lenovo.com/pt

Preço: €766


Ficha Técnica

Ecrã: 34” VA Curvo
Tempo de Resposta: 6 ms
Resolução Máxima: 3440 x 1440
Ligações: HDMI 2.0, DisplayPort 1.2, USB-C (DisplayPort 1.2), USB-C 3.1 Gen1, 4 x USB 3.1 Gen1, jack 3,5 mm
Dimensões: 808,6 x 372,6 x 106,1 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version