iRobot dá mais inteligência aos seus aspiradores robôs

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A iRobot lançou hoje o novo software  iRobot Genius Home Intelligence que vai acrescentar novas funcionalidades a todos os modelos de aspiradores e esfregonas robôs Roomba e Braava jet, que tenham capacidades de ligação através de redes sem fios

A peça principal deste novo software é a aplicação para dispositivos móveis, chamada iRobot Home, que antes apenas permitia o agendamento de tarefas e mapeamento da casa, mas que agora irá permitir fazer funcionar os robôs com base nos hábitos e preferências dos utilizadores.

Com o novo software os robôs de limpeza Roomba i7/i7+ e s9/s9+ e o robô esfregona Braava jet m6 usam machine learning para detectarem automaticamente e sugerirem proactivamente zonas de limpeza à volta de objectos específicos como sofás, mesas e balcões de cozinha. Os utilizadores podem também personalizar o seu mapa inteligente designando com precisão a sua própria limpeza por objecto. Isto permite uma limpeza direccionada em áreas específicas ou à volta de objectos onde habitualmente se junta mais lixo e sujidade. Basta usar a aplicação ou falar com um dispositivo com assistente por voz – “Roomba limpa à volta do sofá” e o Roomba saberá exactamente onde deve de ir.

Com o novo iRobot Genius, os robots aspiradores Roomba e o robot esfregona Braava tomam conhecimento das suas rotinas de limpeza preferidas para oferecer novas funcionalidades, como por exemplo:

As novas tarefas automáticas baseadas em eventos permitem que o robô saiba qual é a melhor altura para iniciar ou parar a limpeza com base em comandos definidos pelo utilizador. Quando o utilizador sai de casa, a aplicação iRobot Home pode usar serviços baseados em localização como o Life360 ou receber instruções de dispositivos domésticos inteligentes para saber quando está fora e então começar a limpar.

Do mesmo modo, o robô pode parar a limpeza quando regressar. Estas automatizações podem ser configuradas directamente na aplicação iRobot Home. Isto significa que os utilizadores podem integrar facilmente os produtos da iRobot com conectividade Wi-Fi com outros dispositivos e serviços domésticos ligados à mesma rede como termóstatos e fechaduras inteligentes sem terem de sair da aplicação iRobot Home.

Os novos Favoritos permitem que os utilizadores criem e acedam rapidamente às suas próprias rotinas de limpeza predefinidas. Pode criar favoritos como “Depois do Jantar” que dá instruções ao robot para limpar a sala de jantar e na frente do balcão da cozinha”. Ou então “Hora de Dormir” para limpar o chão do quarto e da sala de estar. Ou simplesmente “Em todo o lado” para limpar a casa toda.

O novo software permite também que os robôs da iRobot aprendem ao longo do tempo e conhecendo as suas preferências de limpeza de modo a perceberem como o utilizador quer a sua casa limpa.

As zonas interditas recomendadas vão para lá da criação manual de zonas interditas que já existia no software anterior. Os robôs aspiradores e o robô esfregona da iRobot podem agora aprender automaticamente a evitar zonas problemáticas, onde ficam presos, por exemplo, e recomendar ao utilizador zonas interditas específicas.

Por fim, as recomendações sazonais oferecem sugestões personalizadas para programar limpezas automaticamente ou sugerir horários em que a casa possa precisar de uma limpeza mais frequente – por exemplo nas épocas da mudança de pelo dos animais de estimação ou em épocas de alergias.

A nova aplicação vai começar a ser distribuída gratuitamente hoje nas lojas da iOS e Android

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version