HP Neverstop Laser 1202nw

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Longe vão os tempos em que as impressoras laser apenas estavam ao alcance de poucos utilizadores particulares. Com os avanços da tecnologia de impressão, principalmente da impressão a jacto de tinta, as impressoras laser baixaram muito de preço, o que as coloca ao alcance de mais utilizadores.

Apesar de se terem tornado muito menos prevalecentes que as de jacto de tinta, as impressoras laser ainda ganham, pelo menos no que respeita ao preço por página e na velocidade de impressão, principalmente quando se trata de texto. No entanto, um dos inconvenientes das laser é a complexidade para carregar o toner que lhe permite imprimir, que não existe nos dispositivos jacto de tinta. É por isto que a HP desenvolveu o novo sistema Neverstop que permite carregar o toner sem necessidade sujar a impressora, ou as mãos, durante o processo.

Este sistema usa uma espécie de seringa, com o toner, que é colocada numa abertura do lado direito da impressora para o “injectar” para um reservatório junto ao tambor. Além da limpeza, o Neverstop também permite poupanças significativas, visto que não se troca o tambor cada vez que se carrega o toner, como acontecia em vários dispositivos laser da HP.

Cada carga dá para imprimir 2500 páginas e um reservatório cheio de toner dá para 5000 folhas. A vida útil do tambor de impressão é vinte mil páginas, mas, quando o trocar, o reservatório de toner vem cheio, o que dá para imprimir mais cinco mil folhas. A bandeja permite carregar a 1220nw com cinquenta folhas de cada vez.

A HP Neverstop Laser 1202nw inclui um scanner a cores, com uma resolução óptica de 600 ppp que permite, além da digitalização de documentos, fazer também cópias directas. Este dispositivo pode ser ligado através de Wi-Fi, de rede sem fios 10/100 Mbps e directamente a um computador através de USB 2.0.

No que respeita à experiência de utilização, há duas coisas a apontar: o sistema de carregamento de papel tem uma peça que tem de se tirar para colocar o papel. Podia ser uma gaveta, ou algo mais prático. Na outra extremidade, a bandeja, que recebe o papel depois de impresso, é um pouco curta, o que faz com que as folhas pareçam que vão sair disparadas: podia haver um suporte ou esta bandeja podia ser um pouco mais longa.

A instalação é simples e em menos de cinco minutos está pronta a imprimir. A qualidade da impressão é bastante boa; a velocidade não é espectacular, mas para um pequeno escritório chega e sobra.


Distribuidor: HP

Site: hp.com

Preço: €299


Tabela de tempos

  • Primeira impressão: 12 segundos
  • Impressão a Preto e Branco: 3 segundos
  • Digitalização em Qualidade Máxima: 8 segundos
  • Fotocópia em Qualidade Máxima: 11 segundos

Ficha Técnica

Processador: 500 MHz
Memória: 64 GB
Resolução máxima: até 600 x 600 a 2 ppp
Funções: impressão, scanner
Ligações: Porta USB 2.0 Hi-Speed; Wi-Fi 802.11b/n/g incorporada; Fast Ethernet 10/100Base
Custo Por Página PB: €0,02

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version