Fortnite foi removido da loja de aplicações Google Play

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

À semelhança do que aconteceu no iOS, também a Google decidiu banir Fortnite da sua loja de aplicações, Google Play Store, afirmando que a aplicação da Epic viola as políticas da empresa, ao permitir a compra de conteúdos nos jogos directamente, em vez de usar o sistema de compra da Google, impedindo esta de obter uma margem de 30% sobre todos os bens vendidos através deste sistema.

Esta não é a primeira vez que tal situação acontece, tendo a Epic, em Agosto de 2018, decidido remover Fortnite da Google Play Store, passando a distribui-lo directamente, mas passados 18 meses, voltou a colocar na loja, indicando que a razão para o seu regresso se devia à forma como a Google classifica conteúdos instalados fora da sua loja como sendo possíveis ameaças e malware.

Esta situação voltou a acontecer a partir do momento em que a Epic implementou um sistema de pagamento directo a partir do próprio jogo, contornando as taxas cobradas, tanto pela Google como pela Apple. A Epic, entretanto, iniciou um processo judicial, contra as suas políticas de taxas (ver aqui), e tem estado a recomendar novos utilizadores a utilizarem a Samsung Galaxy Store para descarregar Fortnite.

Segundo a Google: “O ecossistema open-source Android permite que os programadores possam distribuir as suas aplicações através das múltiplas lojas disponíveis. Os que optam pela Google Play Store sabem que utilizamos políticas consistentes que além de serem justas para os programadores, mantem a loja segura para os seus utilizadores. Embora o Fortnite se mantenha disponível na plataforma Android, o mesmo não será disponibilizado no Google Play porque viola as nossas políticas. No entanto, estamos disponíveis para novas oportunidades que permitam chegar a um acordo com a Epic, e voltar a disponibilizar Fortnite na Google Play.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version