Alerta para o perigo das redes 5G

Por: André Gonçalves
Tempo de leitura: 2 min
starline / Freepik

Quando uma nova geração de redes de comunicação sem fios é lançada, os seus utilizadores beneficiam de novas funcionalidades, maior velocidade de comunicação, custos mais baixos ou pelo mesmos plafonds de dados mais alargados. A 5.ª geração não é uma excepção, e além dessas potencialidades para os utilizadores, traz também um grande número de novas oportunidades de negócio, em áreas tão distintas como IoT, automação rodoviária ou burla dirigida aos menos informados.

É sobre esta última oportunidade que vos quero falar este mês. Se, segundo a terceira Lei de Clarke, «qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia», não é menos verdade que não faltam indivíduos dispostos a lucrar com uma boa caça às bruxas.

As redes 5G já foram acusadas de inúmeras maleficências, incluindo serem a razão de existir a COVID-19. Isto é ajudado, em grande parte, pelo facto de muito pouca gente saber ainda o que são ondas de rádio, o que cria o ambiente perfeito para um conjunto de empreendedores sem escrúpulos introduzirem no mercado produtos capazes de neutralizar os efeitos nocivos destas novas e perigosas redes.

Autocolantes metalizados com ‘ionização negativa’ para colar na parte de trás do telemóvel, roupas e cobertores com protecção de radiofrequência e até mesmo dispositivos USB que criam uma bolha de protecção capazes de proteger toda uma casa. Na realidade, não faltam ideias criativas para sacar dinheiro aos menos informados.

Tal como um amuleto é capaz de afastar os terríveis efeitos de qualquer bruxaria ou encantamento, estes artefactos conseguem, efectivamente, dar protecção aos seus utilizadores que sofram devido à exposição a esta nova geração de redes de comunicação.

Seguramente, para os leitores da PCGuia, não será fácil de cair neste tipo de esquemas. No entanto, para o caso de existir algum que, mesmo assim, ache melhor prevenir que remediar numa situação como esta, poderá encomendar através do email que está topo desta coluna um chapéu de alumínio que garante 99,9% de protecção contra redes 5G.

Seguir:
Se não pensares nisso, alguém vai fazer-lo por ti.
Exit mobile version