10 dicas para resolver problemas de sobreaquecimento do MacBook

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 11 min

As razões para que um MacBook, ou qualquer outro computador, aqueça demasiado são muitas. Neste artigo vamos passá-las em revista e olhar para as soluções possíveis para resolver o problema.

Porque é que o sobreaquecimento importa?

Parte da energia eléctrica que entra num computador para o fazer funcionar é dissipada sob a forma de calor. O problema é que esse calor fica concentrado dentro do chassis e pode levar ao sobreaquecimento dos componentes, o que pode causa deficiências no funcionamento da máquina.

Os fabricantes de computadores resolvem esse problema adicionando sistemas de dissipação de calor compostos normalmente por uma peça metálica chamada dissipador e uma ventoinha que serve para remover o ar quente de dentro do chassis do computador.

Outros métodos usados pelos fabricantes em conjunto com a dissipação de calor de mecânica, incluem a utilização de soluções de software que fazem com que os componentes funcionem a velocidades mais baixas ou se desliguem quando é atingida uma determinada temperatura.

Por isso, quando o seu MacBook começa a ficar quente demais, a fazer barulho excessivo, a funcionar mais devagar ou a desligar-se sozinho, isso normalmente é causado por causa do sobreaquecimento dos componentes internos e é o software a tentar proteger os componentes internos.

Como saber quando o MacBook está a ficar quente demais

Ao contrário de outros fabricantes, o design minimalista que a Apple usa nos seus computadores faz com que muitas vezes não haja uma forma evidente (para além do chassis ficar mais quente que o habitual), de saber se o computador está a sobreaquecer.

Existem alguns programas que pode instalar que lhe mostram e avisam quando o computador está a aquecer demasiado, como o CleanMyMac, iStat ou smcFanControl.

Sobreaquecimento no MacBook Pro: 10 Causas e resoluções

As soluções que são apresentadas a seguir aplicam-se a um computador que ainda está a funcionar, mesmo quando está em sobreaquecimento. Se o seu Mac se desligar por estar quente demais e não voltar a ligar, espere que ele arrefeça e ligue-o outra vez.

1. Malware

Tal como qualquer outro computador, também os Mac estão sujeitos a serem infectados com malware. Apesar de o sistema operativo incluir protecções contra ameaças, essas protecções não são perfeitas. Existe muito malware que pode afectar o desempenho do computador e fazer com que sobreaqueça.

Como resolver

A solução mais fácil e rápida é instalar uma solução antivírus que pode descobrir e limpar qualquer malware que esteja no seu computador. Dê uma vista de olhos a este artigo da MacWorld que elenca os melhores antivírus para Mac.

2. Aplicações “gulosas”

Por aplicações gulosas entende-se programas que consomem recursos a mais, especialmente ciclos de CPU. Muitas vezes estas aplicações contêm erros de programação que podem fazer com que aloquem mais recursos do sistema do que necessitam na realidade, o que leva ao sobreaquecimento do computador.

Como resolver

O ‘Monitor de actividade’ do macOS é uma aplicação que serve para mostrar ao utilizador que processos estão a ser executados no Mac para que estes fiquem com uma ideia de como é que eles afectam a actividade e desempenho do computador.

O ‘Monitor de actividade’ pode ser aberto através do menu ‘Aplicações’, ‘Utilitários’, ‘Monitor de actividade’ ou através do motor de pesquisa ‘Spotlight’.

Para saber que aplicação está a fazer com que o computador sobreaqueça, basta clicar na coluna ‘CPU’. Isto faz com que a lista de aplicações que estão a ser executadas seja reordenada pela utilização de CPU de cada uma. Se houver uma aplicação que esteja a usar cerca de 80% do processador (ou mais) é essa a culpada. Dê dois cliques em cima dela e clique em ‘Terminar’. Se não resultar, clique em ‘Forçar saída’.

3. Superfícies moles

Se utiliza o seu MacBook em cima de uma almofada ou da cama, essa pode ser a causa do sobreaquecimento do computador. Isto acontece porque muitas vezes essas superfícies tapam os orifícios de ventilação do computador, o que faz com que o calor não saia e o computador sobreaqueça. Mesmo que os orifícios de ventilação não estejam cobertos, o próprio tecido usado em muitas destas superfícies não deixa que o chassis irradie o calor, o que também pode causar sobreaquecimento.

Como resolver

Este é uma das soluções mais simples. Use o seu computador numa superfície dura e sem obstruções. Os apoios de borracha do seu Mac asseguram que existe ventilação suficiente por debaixo da máquina para dissipar qualquer calor concentrado no chassis. Pode também usar um suporte para portáteis.

4. Pó e sujidade

Com o tempo e a utilização mais ou menos intensiva, o interior do seu Mac pode acumular pó e cotão, o que obstrui o sistema de refrigeração e faz com que o computador sobreaqueça.

Como resolver

Primeiro use uma pequena escova, ou pincel, para remover o pó. Também pode experimentar usar uma lata de ar comprimido para limpar os orifícios de ventilação. Certifique-se que o spray de ar comprimido não contém nenhuma água. Se tiver tempo, e ferramentas, pode desmontar a parte de baixo do computador para limpar os componentes internos, ventoinhas e condutas de ar. Em último caso pode levar o computador a um centro assistência para ser limpo.

5. Publicidade online

As páginas web que contêm publicidade podem fazer com que o browser utilize mais recursos do computador, o que pode levar a um sobreaquecimento, que se nota principalmente quando as ventoinhas começam a fazer mais barulho que habitual.

Como resolver

Neste caso a única forma de resolver o problema é utilizando um software de bloqueio de publicidade, que, como o nome indica, inibe a publicidade quando visita um qualquer site web.

6. O SMC necessita de ser reposto

O SMC, ou System Management Controller, é um chip presente nos Mac que serve para fazer funcionar muitos componentes da máquina, incluindo as ventoinhas. Normalmente a reposição deste chip ajuda a resolver alguns problemas de hardware.

Como resolver

Desligue o Mac e ligue-o à corrente. Depois prima simultaneamente as teclas Shift+Control+Option e o botão de energia. Passados poucos segundo deixe de carregar na teclas e ligue o Mac.

7. Indexação do Spotlight

Como já deve saber, o Spotlight é uma funcionalidade que lhe permite encontrar tudo o que estiver no disco do seu Mac. Quando copia ficheiros grandes, ou quando faz um upgrade ao sistema operativo, o Spotlight vai indexar o conteúdo do sistema de armazenagem e isso pode fazer com que o computador sobreaqueça porque está a usar mais o processador.

Como resolver

Neste caso a única coisa a fazer é esperar, porque não se pode suspender o processo de indexação do Spotlight. Dependendo da capacidade do disco e da velocidade do computador, o processo pode demorar horas, por isso tem de ser paciente.

8. Software de controlo de ventoinhas

Os programas de controlo de ventoinhas têm de ser utilizados com cuidado para não definir velocidades muito baixas, que podem fazer com que o computador sobreaqueça quando tem uma maior carga de trabalho.

Como resolver
Se instalou um programa deste tipo e acha que o computador está a aquecer demasiado, remova-o. Normalmente basta arrastar o ícone do programa para o lixo para o remover. No entanto, há alturas em que se têm de remover os ficheiros associados. Neste caso o mais indicado é utilizar um programa especializado, como o CleanMyMac.

9. Utilizar carregadores de outros fabricantes

É sempre bom usar peças originais porque muitos componentes de terceiros podem causar problemas ao computador.

Como resolver

Aqui a única coisa a fazer é comprar um carregador numa loja que seja distribuidor autorizado Apple.

10. Maus hábitos de utilização

Todos os computadores têm um limite daquilo que conseguem fazer. Por isso deve conhecer os limites do seu MacBook. Uma máquina com pouca memória RAM vai necessariamente ter mais dificuldade em fazer coisas como montagem de vídeo, ou cumprir muitas tarefas ao mesmo tempo. Se o tentar fazer é inevitável que aqueça demasiado.

Como resolver

Veja a configuração do hardware do seu computador clicando no ícone da maçã (canto superior esquerdo do ecrã), depois em ‘Acerca deste Mac’, ‘Relatório de sistema’. Uma máquina com 2 GB de RAM não consegue fazer muitas coisas simultaneamente. Num computador com 4 GB consegue perfeitamente usar mais do que 2 ou 3 programas ao mesmo tempo. 8 GB é o mínimo para uma utilização confortável.

Se o seu computador ainda tiver um disco mecânico será boa ideia fazer um upgrade para um SSD. Pode perder algum espaço de armazenamento, mas ganha muito em velocidade. 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version