Subscrever e fazer a gestão de podcasts no PC com o MusicBee

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 6 min

O que é um podcast? Resumidamente, é como se fosse um programa de rádio… fora da rádio. Estes programas (ou episódios) podem até ser gravados fora de um estúdio (basta ter um microfone) e carregados para uma plataforma como a da Apple ou do Spotify, que depois os disponibiliza gratuitamente, para que os oiça quando quiser. Como é que pode fazer isto? É o que explicamos neste guia, com o programa MusicBee, que usa a plataforma da Apple, para ir buscar os podcasts. 

Passo 1
Há vários programas para ouvir podcasts no computador ou no smartphone: vamos ensinar-lhe a usar o MusicBee, para Windows 7, 8 ou 10 – pode fazer download em getmusicbee.com.  Depois de instalado, abra-o e clique no separador ‘Podcasts’ – é aqui que vão ficar os episódios que subscrever. Para começar a procurar os seus primeiros podcasts, carregue com o botão do lado direito do rato em cima da barra da esquerda (Todas Assinaturas) e escolha a opção ‘Buscar no Directório do Podcast’.

Passo 2
É aberta uma janela onde, do lado esquerdo, podemos ver os vários temas de podcasts; no canto superior esquerdo está a indicação de que a busca será feita na loja iTunes, uma das maiores do mundo do seu género. Se conhecer algum podcast que gostasse de ouvir, procure pelo nome na barra de pesquisa e clique em ‘Procurar’.
Como somos fãs do Vamos Todos Morrer, de Hugo van der Ding, que também passa todos os dias de semana na Antena 3 às 8:30, queremos tê-lo na nossa lista. Pode também usar palavras-chave no campo de busca, como o nome de alguém ou de um assunto.

Passo 3
Vamos Todos Morrer é logo a primeira opção que nos aparece, mas na sua busca isso pode não acontecer. Se assim for, clique nos temas/filtros que estão à sua esquerda para tornar a busca mais “apurada”.
Quando encontrar o seu podcast, como nós, clique em ‘Assinar’, à direita, por cima da imagem que ilustra o mesmo – neste caso, é o próprio Hugo Van der Ding, como se fosse a capa de um CD. Ao assinar um podcast fica com acesso a todos os episódios/programas que estão na base de dados do mesmo, na loja da Apple.

Passo 4
Se continuar no separador ‘Podcasts’, vê que os assinados estão todos organizados do lado esquerdo e que os episódios disponíveis preenchem a interface central do MusicBee. Quando seleccionar um episódio, são mostradas algumas informações sobre ele, como a data em que foi publicado ou uma curta descrição.
Os episódios que lhe são mostrados, neste momento, não estão no seu computador, mas sim online. Para ouvir, basta dar dois cliques sobre o que quiser – não se esqueça de que tem de estar ligado à Internet.

Passo 5
Quando subscreve (ou assina) um podcast, o MusicBee vai procurar por novos episódios todos os dias e aí, sim, descarregá-los para o computador. Se quiser alterar a forma como isto é feito, use a combinação de teclas ‘Ctrl + O’ para abrir as opções do MusicBee. Clique em ‘Biblioteca’, à esquerda e, na secção ‘Podcasts’ pode escolher com que frequência é que o programa procura por novos episódios – no caso do Vamos Todos Morrer, há um todos os dias (menos ao fim-de-semana) – se o MusicBee faz ou não o download para o computador ou se prefere apagar os mais antigos. Se optar por descarregar os episódios, pode escolher a pasta para onde o quer fazer – carregue em ‘Reorganizar’.

Passo 6
Ainda que a maioria dos podcasts permita ouvir episódios antigos, vai começar a perceber que alguns deles deixam de aparecer na lista. Para que isto não aconteça com os seus favoritos, pode fazer o download para o computador em formato MP3. Isto quer dizer que vai ficar com os episódios, independentemente de ter, ou não, o MusicBee para os ouvir, e mesmo sem que tenha ligação à Internet.

Para fazer isto, clique com o botão direito do rato em cima de um episódio e escolha ‘Baixar Agora’. Se quiser descarregar vários de uma vez, seleccione-os mantendo a tecla ‘Ctrl’ pressionada e faça o mesmo. Para escolher todos os episódios de um podcast de uma só vez, usar a combinação de teclas ‘Ctrl + A’.

Passo 7
É normal que passado algum tempo, depois de explorar e assinar vários podcasts, os oiça e não goste especialmente de um ou outro. Para retirar um podcast da lista, no separador ‘Podcasts’, clique com o botão do lado direito do rato em cima do ícone/descrição que está na barra da esquerda e escolha ‘Apagar’.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version