Samsung lança novas unidades SSD 870 QVO, com 8 TB de capacidade

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Samsung lançou a nova geração das suas unidades de SSD SATA de grande capacidade, designado de 870 QVO. Estas unidades destacam-se por utilizarem a nova geração de unidades Flash NAND do tipo QLC, ou seja, com células de quatro níveis de 4-bit. Estes chips permitem armazenar uma maior quantidade de dados no mesmo espaço, permitindo assim reduzir o custo das unidades, mas existem contrapartidas.

A principal é a menor velocidade suportada, especialmente em termos de velocidade de leitura e escrita aleatória, embora a Samsung tenha anunciado que estas novas unidades 870 QVO apresentem uma melhoria de 13% face às unidades 860 QVO. Ou seja, a Samsung garante velocidades de 560 MB/s e 530 MB/s de leitura e escrita sequencial, e até 98K e 88K IOPS de velocidade de leitura e escrita aleatória. 

Disponíveis apenas em formato de 2.5 polegadas com interface SATA 6 Gbps, estas unidades contam com um controlador Samsung MKX, e capacidades que variam entre 1 TB, 2 TB, 4 TB e 8 TB. Em termos de fiabilidade, a Samsung anuncia um TBW (Total Bytes Writen) de 360 TB, 720 TB, 1.440 TB e 2.880 TB, respectivamente, ou três anos de garantia. Ainda não se sabe o preço nem quando os mesmos chegarão ao mercado nacional. 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version