Reino Unido proíbe utilização de equipamentos 5G da Huawei

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Depois de em Janeiro terem determinado que não existiam provas suficientes para proibir a utilização de equipamentos da Huawei nas infraestruturas 5G dos operadores nacionais, aplicando um limite de 35% na quota de equipamentos utilizados, o Governo Britânico voltou atrás na palavra e determinou que todos os operadores de telecomunicações britânicos estão proibidos de usar equipamentos 5G da Huawei. 

Esta medida, tomada após uma reunição com o Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC), implicará que nenhum equipamento 5G da Huawei poderá ser comprado a partir de 31 de Dezembro de 2020, e que todos os equipamentos já instalados terão de ser substituídos até ao final de 2027. O mesmo fim será aplicado a equipamentos Huawei na rede de fibra óptica britânica, durante os próximos dois anos.

 A Huawei UK já reagiu à decisão, anunciando que “Esta decisão desapontante é uma má notícia para toda a gente no Reino Unido que tenha um telefone móvel. Esta ameaça colocar o Reino Unido numa via digital mais lenta, aumentar os preços e aprofundar a divisão digital“, e que “Apelamos que a reconsiderem. Continuamos confiantes que as novas restrições norte-americanas não afectaram a resiliência e a segurança dos produtos que fornecemos para o Reino Unido”.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version