Play – Steelseries Apex Pro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Durante parte da primeira década deste século usei um teclado com um ecrã LCD que oferecia uma quantidade de informação muito grande em jogos como WoW e Call of Duty. Esse teclado deixou de ser fabricado pouco depois, presumo que por questões de preço.

Anos depois, foi-me entregue o Apex Pro da Steelseries, o primeiro em muitos anos com ecrã, um OLED a preto e branco que está instalado por cima do teclado numérico, à direita. Aqui vêem-se notificações do sistema e informações sobre o que se está a passar em jogos, como por exemplo a quantidade de munições ou cooldowns de feitiços. Uma novidade muito interessante do Apex Pro é a possibilidade de se definir o curso das teclas (a Steelseries chama aos novos interruptores das teclas ‘OmniPoint’) individualmente, entre 0,4 e 3,6 mm – isto é conseguido através de um campo magnético, que altera o ponto de actuação do interruptor. Isto pode ser feito jogo a jogo, ou aplicação a aplicação. Por exemplo, se quiser jogar um FPS, pode definir que as teclas ‘WASD’ tenham um curso mais curto, para serem mais rápidas. E quando quer trabalhar, pode definir um curso mais longo, para uma utilização mais confortável.

Tal como na esmagadora maioria dos teclados para jogos, também este Apex Pro tem um sistema LED que permite a iluminação de teclas individuais com a cor que o utilizador quiser. A última característica digna de nota é a presença de uma entrada USB Type-A na parte posterior, que permite, por exemplo, ligar um rato ou qualquer outro dispositivo USB que queira usar.

Em termos de utilização, o Apex Pro é muito confortável e está extremamente bem construído e acabado. A peça traseira metálica confere-lhe uma resistência e estabilidade muito grandes. O sistema de definição do curso das teclas é fácil de configurar/usar e realmente faz bastante diferença no que respeita à velocidade de actuação em jogos.

A informação dada pelo ecrã é completa, mas o ecrã em si está mal posicionado e, por isso, requer que o utilizador retire os olhos do ecrã para a ler – talvez, se estivesse a meio, fosse melhor.

A única coisa menos boa é que, infelizmente, não está disponível em português. Isto seria uma coisa menor, se o teclado tivesse todas as teclas que se conseguem encontrar nos teclados portugueses, mas não tem. E isto é um problema para quem quiser usá-lo para algo mais que jogos.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Site: fraggerzstuff.pt

Preço: €229,99


Ficha Técnica

Interruptores: OmniPoint ajustáveis magneticamente
Ponto de actuação: 0,4 a 3,6 mm
Tempo de resposta: 0,7 ms
Tempo de vida dos interruptores: 100 milhões de actuações
Ligação: USB
Dimensões: 139,2 x 436,7 x 40,3 mm
Peso: 900 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version