MediaTek anuncia novos SoC para smartphones de gaming

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Designados de Helios G35 e G25, estes novos SoC (System-on-Chip) foram desenvolvidos para oferecer um desempenho optimizado para videojogos a smartphones mais acessíveis. Estes dois SoC, fabricados segundo um processo de fabrico de 12 nm FinFET, utilizam uma arquitectura de oito núcleos ARM Cortex-A53, que podem funcionar até 2.3 GHz no caso do Helios G35, e 2.0 GHz no caso do Helios G25.

Ambos integram uma controladora gráfica IMG PowerVR GE8320, que funciona a 680 ou 650 MHz de velocidade, respectivamente. Porém, é na gestão de redes que estes SoC se diferenciam, ao permitir que a tecnologia HyperEngine preveja a perda da qualidade do sinal Wi-Fi, transferindo a ligação imediatamente para os dados 4G LTE em apenas 12 ms, para que esteja sempre ligado à melhor rede.

Foi igualmente melhorado o suporte para o processamento de imagem das câmaras, ao adicionar-se o suporte para a utilização de duas câmaras (até 13 MP cada) para a criação de efeitos de profundidade de campo (bokeh) por hardware, bem como suporte para sensores até 25 MP, e importantes melhorias na estabilização de imagem, de exposição e de focagem automática.

Foi igualmente integrado um processamento de imagem por inteligência artificial, para melhorar instantaneamente a imagem, embora todos nós saibamos que esta aplicação nem sempre é a melhor para fotografias mais realistas. A nível de vídeo, suportará até um máximo de 4K a 30 fotogramas por segundo. Ainda não foram anunciados smartphones que utilizarão estes novos SoC da MediaTek. 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version