PlayStation 5: tudo o que se sabe sobre a nova consola da Sony que já é uma estrela dos memes

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
PS5 ©Sony

A Sony apresentou ontem a PlayStation 5 num evento totalmente online onde foi revelado o design final da consola, alguns acessórios oficiais e os primeiros jogos, que chegam ainda este ano.

E foi precisamente o design que acabou por dominar as atenções dos fãs, e da Internet em geral: poucos minutos depois de o evento ter terminado, as redes sociais foram inundadas de memes sobre o aspecto da consola.

Como é habitual nestes casos, a Internet não perdoa e os memes não se fizeram esperar, com o Twitter e o 9gag a serem autênticos viveiros de imagens a gozar com o design da nova consola, que acaba por não ser consensual, com linhas demasiado arrojadas para um equipamento do género.

Há memes que comparam a consola a routers, a edifícios futuristas, a personagens de Manga, a torres de ar, ambientadores e até mesmo à mitra dos Papas. A PS5 tem um «design arrojado em duas cores, representando uma mudança radical em comparação com as consolas anteriores da PlayStation», caracteriza a própria Sony. Terá sido demais?

[ngg src=”galleries” ids=”11″ display=”basic_imagebrowser”]

Mas, brincadeiras à parte, o que traz a PS5? em relação às especificações técnicas, a Sony já tinha revelado tudo a meio de Março – um processador Zen 2 de oito núcleos da AMD que funciona a 3,5 GHz e um processador gráfico RDNA 2, também desenvolvido pela AMD; a isto juntam-se 16 GB de memória RAM GDDR 6 e um SSD NVMe com 825 GB.

Ontem soube-se que vai haver duas versões da consola: uma com drive Blu-ray e outra sem, que pode apenas ser usada com versões digitais dos jogos, ou seja, têm todos de ser descarregados da PS Store. Depois, o evento serviu ainda para ficarmos a conhecer alguns acessórios que podem ser usados com a PS5.

Além do comando DualSense (anunciado no princípio de Abril), a Sony mostrou os auscultadores sem fios Pulse 3D (com dois microfones para cancelamento de ruído), uma câmara HD (com dois sensores e gravação a 1080p), um controlo remoto com microfone integrado e um carregador para os comandos.

Hardware à parte, o evento serviu ainda para levantar o véu sobre os jogos que vão ficar disponíveis para a PS5 – entre eles há três exclusivos: Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Gran Turismo 7 e Horizon Forbidden West.

Além destes, a Sony mostrou trailers (vídeo em cima) de vários outros títulos (mais de vinte) que também chegam entre este e o próximo ano à consola, como uma versão «aprimorada» de Grand Theft Auto V, Demon’s Souls, NBA 2K21 Resident Evil Village, Oddworld Soulstorm ou Hitman 3.

Sobre preços e data de chegada às lojas, não há qualquer informação, mas é natural que a PS5 chegue muito a tempo deste Natal, até porque Marvel’s Spider-Man: Miles Morales tem data de lançamento marcada para esta altura; em relação ao preço, é de esperar que a nova consola ronde os 500 euros.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version