NZXT Kraken X63

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Anteriormente testámos o novo Kraken Z63 da NZXT, um sistema de arrefecimento a água all-in-one, que se destacava por ter um ecrã LCD de 60 mm no topo do bloco de água, para tornar o interior do seu PC ainda mais personalizável. Porém, este tinha como grande contrapartida o elevado preço: 240 euros.

Em alternativa, a NZXT lançou igualmente a nova série Kraken X-3, composta por modelos que são, na realidade, actualizações da popular série X-2, como o Kraken X52 que utilizamos na nossa máquina de testes, desde o seu lançamento.

Disponível com radiador de 240, 280 e 360 mm, foi a versão intermédia que recebemos para teste, o X63. Recorrendo a um radiador de 280 mm idêntico ao utilizado pela anterior geração, as grandes novidades estão no bloco, nomeadamente na bomba de água integrada. Fabricada pela Asetek, esta solução chega, assim, à sua sétima geração, tendo esta sido redesenhada para proporcionar um funcionamento mais silencioso e durador, razão pela qual a NZXT dá seis anos de garantia.

Visualmente, o novo Kraken X63 utiliza a mesma solução de vidro espelhado, com logótipo retroiluminado no interior, e um anel de luzes LED RGB em redor, sendo o novo anel maior, e com um brilho mais intenso. A parte superior do bloco permite ser rodada, para garantir que o logótipo NZXT fique correctamente alinhado, independentemente do posicionamento do bloco. A cablagem foi melhorada e simplificada, sendo a ficha de ligação ao bloco mais robusta, mas deixa de ser possível ligar directamente as ventoinhas fornecidas (duas Aer P140 de 140mm). Isto obrigará o utilizador a ter de ligar as mesmas aos sensores da sua motherboard, ou a um controlador específico, para melhor controlar a velocidade de rotação das mesmas.

No nosso caso, utilizámos o controlador na caixa H710i da NZXT, funcionando todo o sistema de forma integrada, através do software NZXT CAM – preferíamos a anterior solução, que associava as ventoinhas à gestão do bloco.

Em termos de desempenho, os valores de temperatura ficaram ao nível dos obtidos com o Kraken X52, excepto quando o sistema esteve em carga, onde foi registada uma melhoria de 4ºC na temperatura do processador.


Distribuidor: NZXT

Site: nzxt.com

Preço: €149,99


Ficha Técnica

Materiais usados: Cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4
Dimensões: 315 x 143 x 30 mm (radiador), 80 x 80 x 55 mm (bloco)
Ventoinhas: Aer P 140 mm
Nível de ruído: até 38 dB


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version