Novo Telescópio Solar Europeu com apresentação em directo pela Web no Portugal EST Day

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
Telescópio Solar Europeu ©EST

Tem quatro metros, «está optimizado para estudos do magnetismo solar e das camadas solares mais exteriores, como a fotosfera e a cromosfera», e fica operacional em «2027», nas Ilhas Canárias (Espanha).

Este é o novo Telescópio Solar Europeu que será apresentado aos cientistas e empresas nacionais esta semana, Quinta-Feira, 25 de Junho, durante o evento online Portugal EST Day (EST é a sigla em inglês deste telescópio).

O Portugal EST Day, apoiado pela Portugal Space e pela UC Business, conta com «intervenções do coordenador do EST, Manuel Collados, do cientista de suporte do EST, Carlos Quinteros, e do engenheiro de sistemas do EST, Miguel Núñez, do Instituto de Astrofísica das Canárias».

Este evento é promovido pela Universidade de Coimbra (UC), através do Observatório Geofísico e Astronómico (OGAUC) e pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC). A participação no Portugal EST Day é aberta a todos, mas com inscrição obrigatória aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version