Há um novo líder no “campeonato” mundial dos supercomputadores: o Fugaku

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
Fugaku ©Kyodo

O Fugaku é o novo líder do “campeonato” mundial dos supercomputadores. Criado em parceria entre a Fujitsu e a Riken – Center for Computational Science, este supercomputador está na sede desta última entidade, em Kobe (Japão).

Com um «desempenho LINPACK de 415,53 petaflops» e uma «taxa de eficiência computacional de 80,87%», o Fugaku é agora o primeiro classificado da lista TOP500, mas não só.

Este supercomputador conseguiu ainda chegar ao topo dos ranking HPCG (High Performance Conjugate Gradient) com um resultado de 13 400 TFLOPS; e do HPL-AI (inteligência artificial), com 1421 EFLOPS.

Os resultados foram anunciados ontem (22 de Junho), na abertura do evento ISC (International Supercomputing Conference) High Performance 2020 Digital. Para mais detalhes sobre o Fugaku, pode ler o comunicado completo da Fujitsu, aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version