Fazer vídeochamadas de grupo no iPhone, iPad e Mac

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Sem grandes possibilidades de termos contacto directo com outras pessoas, a videochamada ou a videoconferência acabou por se tornar essencial para momentos de trabalho ou lazer. Os programas que permitem fazer isto já cá andavam há muito tempo e não há quase nenhum que se possa dizer que seja novo e que tenha aparecido em contexto de pandemia. Skype e Hangouts são alguns dos históricos das vídeochamadas, mas se tem um grupo de amigos ou colegas de trabalho que usa apenas iPhone ou Mac, o FaceTime pode ser a solução mais fácil – e já vem instalado em todos os smartphones, tablets e computadores da Apple. Antes de começar, confirme que o iPhone ou iPad têm instalada, pelo menos, a versão 12.1.4 do iOS; caso use o Mac, tem de estar a usar, no mínimo, o Mojave 10.14.3.

Fazer uma vídeochamada de grupo com o iMessage
É a melhor forma de fazer uma chamada de vídeo com várias pessoas que tenham iPhone ou Mac. Neste caso, vamos assumir que tem um grupo com quem fala regularmente – o número máximo de pessoas que pode participar é 32.

Abra a aplicação Mensagens do iOS, toque no ícone de nova mensagem (símbolo azul com um lápis e um quadrado branco) e adicione as pessoas com quem quer fazer a videochamada – comece a escrever o nome para que os contactos apareçam e para que os possa seleccionar.

Depois de ter o grupo criado, toque no ícone que fica no topo da janela do grupo e que tem as imagens de todos os participantes – isto faz aparecer três opções: FaceTime, Audio e Info. Se tocar nesta última, pode alterar o nome do grupo. Para começar a falar com todos, toque na opção FaceTime. Assim que fizer isto, aparece uma mensagem no ecrã com um aviso de que começou uma chamada e um botão que permite às outras pessoas juntarem-se. Durante a sessão, é possível alternar entre as câmaras traseira e frontal do iPhone e cortar o som do microfone.

As videochamadas também funcionam no Mac
Para algumas pessoas pode ser mais cómodo usar o Mac para uma videochamada de grupo. Aqui, podemos fazê-lo de duas formas. A primeira é, tal como no iOS, usar a aplicação Mensagens (no macOS o ícone é azul, diferente do verde do iOS) e, se já tiver o grupo criado no iPhone, ele aparecerá também aqui. Se não, basta adicionar os contactos, tal como aconteceu no iOS. Depois de criado o grupo, clique no ícone da câmara para começar a videochamada.

A segunda forma é usar mesmo a aplicação FaceTime que também está instalada no macOS: escreva o nome das pessoas que quer juntar numa videochamada e, no fim, basta carregar no botão verde ‘Video’ que está na base da janela da app.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version