Elon Musk está a ser usado por hackers como isco para roubar de milhões de euros em Bitcoin

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
Elon Musk ©NASA

O alerta é da empresa de cibersegurança ESET: o nome do CEO da Tesla e da SpaceX está a ser usado num esquema de extorsão que, até ao momento, já rendeu quase dois milhões de euros em Bitcoin.

Segundo a ESET, os cibercriminosos usam o nome de Musk no «endereço Bitcoin» (para criar os chamados ‘vanity addresses’, que «incorporam uma palavra ou elemento personalizável») para parecerem «mais credíveis»: alguns dos exemplos são ‘1MuskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2′ ou ‘1ELonMUskSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2.

Desta forma, «os vigaristas pedem às vítimas que enviem dinheiro digital» para este endereço, levando-as a crer que se trata de Elon Musk, com a promessa de que vão «duplicar esse valor como parte de uma oferta».

Para conseguirem a transferência de dinheiro, os cibercriminosos roubam «contas do YouTube com um elevado número de seguidores», rebaptizam-na para fazerem com que se pareçam ligadas a celebridades ou marcas, e depois fazem eventos online onde fazem angariações de donativos.

Justin Lister, um especialista em cibersegurança, diz que já conseguiu encontrar «pelo menos 66 endereços deste tipo» que receberam «mais de 201 Bitcoin desde a sua criação», em Abril. Um outro endereço, sozinho, chegou a receber uma transferência de 13,9 Bitcoin (cerca de 1,80 milhões de euros), refere a ESET.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version