Dica do Dia: Configure automaticamente a sua memória RAM

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Se comprou um computador novo, e tem receio de configurar as memórias RAM, esteja descansado, pois existe uma tecnologia que permite fazer essa configuração de forma automática. Designada de XMP (eXtreme Memory Profile), esta tecnologia foi desenvolvida pela Intel, para permitir que seja armazenado no chip SPD das memórias as definições indicadas para cada memória. 

Esta tecnologia também está presente nos sistemas AMD, embora nas motherboards Asus tenha a designação DOCP (Direct Over Clock Profile), e EOCP (Extended Over Clock Profiles) nos modelos da Gigabyte. Para usar esta tecnologia, apenas precisa de aceder à BIOS durante o arranque do computador, premindo a tecla DEL, ou F8, dependendo do fabricante da sua motherboard

Nos modelos mais modernos, encontrará logo na janela principal um atalho para as definições das memórias, sendo em alguns casos possível mesmo activar e escolher o perfil XMP a partir desse mesmo ecrã. Sem utilizar esta tecnologia, o seu sistema irá sempre configurar as suas memórias DDR4 como sendo de 2400 MHz (velocidade padrão para memórias DDR4), mesmo que tenha adquirido modelos de 4000 MHz, ou mais.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version