Agência Espacial Europeia quer regressar à Lua no final de década e está à procura de ideias

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Nasa

É o grande objectivo da ESA (Agência Espacial Europeia) até 2030: uma alunagem. Este programa espacial, que até já tem um módulo lunar preparado, está agora numa fase em que os responsáveis procuram ideias para «missões científicas e robóticas».

«Este módulo de alunagem europeu será capaz de aceder a locais em toda a Lua, do equador aos polos, do lado mais próximo ao mais afastado, abrindo enormes oportunidades para fornecer ciência, tecnologia e infraestrutura de investigação», explica James Carpenter, coordenador de ciência de exploração e pesquisa da ESA.

Com o nome de código Módulo Europeu de Grande Logística (ou EL3), em vista estão, por exemplo, a «exploração robótica de cavernas lunares, colocar telescópios do outro lado da Lua, pesquisa de água gelada ou produção de produtos utilizáveis a partir de recursos na Lua».

Para contribuir ideias para o programa EL3, pode preencher um formulário disponível no site da ESA – a data limite é o dia 3 de Julho.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version