Sony lança a câmara compacta ideal para criadores de conteúdos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A brilhante Sony Cyber-Shot RX100 VII é uma câmara excepcional e, para mim, a melhor câmara compacta do mercado, mas isso não significa que a mesma seja perfeita, especialmente se a sua prioridade for a captação de vídeo, como os cada vez mais populares vloggs (vídeo blog). Foi a pensar nesses utilizadores que a Sony decidiu lançar a nova ZV-1, uma câmara que chegará no mês de Junho, com um preço recomendado de €799.

Baseando-se na RX100 VII, a nova ZV-1 utiliza a mesma objectiva Zeiss 24-70mm f/1.8-2.8, bem como o mesmo sensor de imagem Exmor RS de uma polegada de 20,1 MP, que permite captar vídeo 4K HDR com 30, 25 e 24 fotogramas por segundo, com acesso a codecs XAVC de 100 Mbps de bitrate, bem como a perfis de imagem avançados Hybrid Log-Gamma e S-Log.

Porém, para ir ao encontro das necessidades dos vloggers, esta ZV-1 perde o anel de focagem manual, o flash e o visor electrónico, mas ganha outras funcionalidades, como um botão de grandes dimensões para iniciar a captação de vídeo, acompanhado de um LED dianteiro que indica quando a câmara está a gravar, bem como um botão físico que permite ajustar o modo bokeh, desfocando o fundo de forma automática.

Está disponível um filtro ND integrado na objectiva, para ajustar a exposição em situações com uma luminosidade muito intensa, bem como um microfone direccional triplo no topo, acompanhado de uma grelha e de um filtro corta-vento que, como o nome indica, ajuda a reduzir o habitual ruído do vento. Existe ainda uma sapata que permite a instalação de um microfone externo, ou um flash externo.

Destaque ainda para o excepcional sistema de focagem automática, que além de detectar e manter focada a face do utilizador, com possibilidade de fixar pelo olho do mesmo, para evitar que a câmara perca o foco, é possível usar o modo Product Showcase, que permite, através de um botão, de informar o sistema para manter a focagem num objecto que deseje destacar durante a criação do seu vídeo.

Esta câmara funciona na perfeição com o punho Bluetooth GV-VPT2BT, que além de poder funcionar enquanto tripé, permite ajustar gradualmente o zoom da objectiva, ajustar os modos de vídeo, entre outras funções. Ao contrário do que aconteceu no passado, todas as funcionalidades da ZV-1 podem ser ajustados pelo ecrã táctil que é, finalmente, ajustável para o lado, de forma a não ser obstruído pelo flash ou microfone externo.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version