Seagate Game Drive for PS4

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

É verdade que podemos usar um disco rígido qualquer para ligar à PS4 e transferir jogos, para libertar espaço na consola e não ter de os apagar (é verdade que, mesmo que façamos isto, o jogo continua sempre disponível para download), mas os verdadeiros fãs da consola da Sony vão sempre gostar de ter periféricos oficiais da marca ou licenciado. É neste último grupo que está o Game Drive da Seagte, um disco externo mecânico (HDD) com 4 TB com as dimensões tradicionais de um periférico deste género, em preto e azul, no mesmo tom associado à consola da Sony. A ideia é simples: sempre que quiser libertar espaço na PS4 ou quando, simplesmente, já não tiver mais armazenamento para instalar jogos, não será preciso desinstalar jogos. Com um disco destes ligado à consola (por USB, nas entradas frontais onde se ligam os comandos ou pens com conteúdos multimédia), pode ir até ao menu das definições da PS4, à zona de armazenamento. Depois, ao seleccionar cada jogo que tiver instalado, carregue no botão ‘Options’ do comando e escolha a opção que lhe permite transferir o jogo para o disco externo, uma opção a que a Sony chama ‘Extended Storage’ (armazenamento alargado, em tradução livre).

Não há muito a dizer sobre a utilização deste disco: não é preciso configurar qualquer opção na PS4 ou noutro software para o começar a usar – basta ligar à consola e fica pronto a receber os jogos que quiser. O número de títulos que vai poder guardar no Game Drive depende, como é óbvio dos mesmos, mas se fizermos as contas a uma média de 50 GB por jogo, estamos a falar de cerca de cem, um número muito aceitável. A ligação é feita apenas por USB 3.0, não sendo necessário alimentação externa.

Apesar de ter sido feito com o aval da PlayStation, nada impede que usemos o Game Drive com um computador macOS ou Windows para guardar filmes, fotos ou outros ficheiros – no caso do macOS, assim que o ligamos, surge logo a sugestão de o configurarmos com o Time Machine. Mas tenha em atenção uma coisa: a PS4 pede para formatar o disco como Extended Storage para que seja usado como tal, por isso não será prático usá-lo com esta polivalência.


Distribuidor: Seagate

Site: seagate.com

Preço: €119,99


Benchmarks

  • Velocidade de Escrita: 126,9 MB/s
  • Velocidade de Leitura: 135,4 MB/s

Ficha Técnica

Armazenamento: 4 TB
Ligações: USB 3.0
Dimensões: 113,5 x 76 x 20,7 mm
Peso: 225 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version