Huawei P40 Pro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Não há como fugir a isto, por isso vou escrevê-lo logo no início: se este smartphone tivesse acesso aos serviços da Google (de série) era um dos melhores smartphones Android do mercado. Pronto. Já o disse.

A Huawei tem feito um esforço enorme para conseguir “libertar” as aplicações mais importantes para Android do jugo da Google que, através das suas API, controla a disponibilidade de aplicações que todos usamos no dia. Isto está a ser levado a cabo através do desenvolvimento de serviços e API próprios a que a foi dado o nome de Huawei Global Services. Mas já lá vamos, primeiro vamos falar do P40 Pro.

Este smartphone tem um ecrã OLED de 6,58 polegadas (1200 x 2640) com uma taxa de actualização de 90 Hz. Este ecrã é arredondado dos lados e, em vez do notch da geração anterior, tem um orifício rectangular no canto superior esquerdo, onde estão a câmara de selfies com 32 MP e uma TOF, que também serve para o reconhecimento facial 3D (o anterior apenas tinha uma câmara normal). Por baixo do ecrã estão o sensor de impressões digitais e o altifalante para quando se fazem chamadas.

Do lado de trás está uma das melhores coisas que este smartphone oferece: o sistema de câmaras principais. Está lá uma grande angular com 50 MP, uma teleobjectiva com tecnologia de periscópio (como na geração anterior) de 12 MP e uma capacidade de ampliação óptica de 5X e uma de 40 MP ultra grande angular. Existe ainda uma segunda câmara TOF que serve para medir a distância para o que se está a fotografar e ajudar a fazer aqueles efeitos em que se desfoca o fundo. Todas as câmaras usam sistemas ópticos da Leica.

A ligação ao carregador ou ao computador é feita através de uma entrada USB Type-C.

O processador é um Kirin 990 5G, que tem oito núcleos a 2,86, 2,36 e 1,95 GHz. Neste SoC está ainda um processador para tarefas de inteligência artificial com dois núcleos. A memória RAM tem 8 GB de capacidade e a memória de armazenamento pode ter 128, 256 ou 512 GB de espaço, que pode ser ampliado através de cartões NM que quando são usados, ocupam um dos espaços para cartões SIM. Por falar em SIM, o P40 Pro pode utilizar cartões eSIM (SIM virtuais), o que pode resolver o problema.

A bateria tem 4200 mAh e consegue ser carregada do 0 aos 80% em trinta minutos através do sistema de carregamento de 40 W da Huawei. Este smartphone também pode ser carregado (ou carregar outros dispositivos) por indução.

Devido ao bloqueio dos EUA, o software é o Android versão open source, que não inclui nenhumas das aplicações da Google, incluindo a loja onde estão as apps. Como já disse no início, a Huawei está a desenvolver um conjunto de serviços próprios que incluem tudo o que a Google oferece. O problema disto é levar as entidades que desenvolvem as aplicações mais usadas a colocarem as suas apps na loja da Huawei. A falta de aplicações pode ser minimizada se fizer um phone clone de um telefone mais antigo para o P40, mas terá alguns problemas com as aplicações que usem muito as API da Google. Em alternativa pode sempre usar um dos métodos que andam pela Internet para instalar os serviços da Google no P40.

A qualidade deste smartphone é inquestionável a todos os níveis. O ecrã tem cores saturadas e a zona à volta do orifício da câmara não apresenta praticamente distorção de cor; a câmara é uma das melhores que já tive o prazer de usar. A qualidade das fotografias com pouca luz é algo fora de série e o zoom, que era difícil de controlar no P30, está mais fácil de usar.

Mas não é só na fotografia que este smartphone brilha, o desempenho também foi bastante melhorado. O sensor de impressões digitais está bastante mais rápido e o 3D em jogos é fluído e sem quebras de velocidade.


Distribuidor: Huawei

Site: consumer.huawei.com

Preço: €1049,99


Benchmarks

  • PCMark Work 2: 11479
  • 3D Mark IceStorm Unlimited: 70227
  • Antutu PCMark Work: 489526
  • Vida da bateria: 16 Horas

Ficha Técnica

Processador: Octa-core 2 x Cortex-A76 2,86 GHz + 2 x Cortex-A76 2,36 GHz + 4 x Cortex-A55 1,95 GHz. GPU Mali-G76. NPU com dois núcleos
Memória: 8 GB RAM + 256 GB ROM
Câmara traseira: 50 MP (Grande Angular, abertura f / 1.9, OIS) + câmara de 40 MP (Grande Angular, abertura f / 1.8) + câmara Telefoto de 12 MP (abertura f / 3.4, OIS) + Sensor de Profundidade 3D
Câmara frontal: 32 MP (abertura f / 2.2) + câmara Depth
Ecrã: OLED 6,58 polegadas, 2640 x 1200 pixéis, 90 Hz
Bateria: 4,200 mAh
Ligações: Wi-fi 802.11a/b/g/n/ac/ax, Bluetooth5.1, suporte BLE, SBC, AAC, LDAC, USB Tipo C, USB 3.1 GEN1

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version