Huawei Matebook D 14

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Esta é a primeira máquina da Huawei com hardware da AMD, mais propriamente um Ryzen 5, um processador com quatro núcleos e oito threads, que funciona a uma velocidade máxima de 2,1 Ghz e que inclui um GPU Vega 8 (número que corresponde aos núcleos de processamento) e 1 GB de memória gráfica. E tudo num único componente. Esta máquina tem ainda 8 GB de memória RAM e um SSD de 512 GB.
O ecrã tem catorze polegadas (resolução de 1920 x 1080), mas parece muito maior porque a Huawei decidiu usar o mesmo design do Matebook X e eliminou, praticamente, a moldura à volta do painel, o que o faz parecer muito maior. Uma das coisas que permitiu o encolhimento da moldura foi outro aspecto herdado do Matebook X, a inclusão da webcam no teclado entre as teclas F6 e F7.

O Matebook D 14 tem apenas quatro ligações físicas: USB Type-C para carregamento e dados, duas USB Type-A (USB 3 e 2), uma HDMI e uma jack de 3,5 mm para auscultadores e microfone. No botão de energia está também alojado um sensor de impressões digitais, que trabalha em conjunto com o sistema de segurança Windows Hello para autenticar o utilizador perante o sistema operativo mal se liga o computador, dispensando assim a introdução de passwords ou PIN. Outra funcionalidade que apareceu em primeiro lugar no topo de gama da marca chinesa.

Autonomia: mais de oito horas
Em termos de características existe outro pormenor que a Huawei começou a incluir em todos os seus computadores, o Huawei Share. Trata-se de um sistema que permite a integração simples com os telemóveis da marca e serve para o controlo remoto do smartphone e a transferência de conteúdos, como imagens, vídeos ou clips de som de e para o computador. Para o fazer funcionar, basta tocar com o smartphone na área abaixo do teclado à direita do trackpad e tudo fica activo. Simples e prático.

A construção do Matebook D 14 tem uma excelente qualidade: o computador é todo feito em metal com uma zona plástica à volta do ecrã e o teclado é semelhante ao Matebook X, confortável e com um curso bastante satisfatório. Nos nossos testes uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a duração da bateria, conseguimos mais de oito horas em simulação de uma utilização típica, nada de passar vídeos até acabar a bateria. Foi a usar Internet, software como folhas de cálculo ou processadores de texto e edição de imagem. É uma marca bastante interessante neste aspecto.

Preço mais baixo?
O desempenho está a par do que se consegue obter com um i5 da Intel com gráfica dedicada à parte. É de referir que o processador gráfico deste Ryzen 5 apenas dispõe de 1 GB de memória gráfica.
A única coisa que desejaria é que o preço fosse um pouco mais baixo. Apesar de não ser muito exagerado, afinal de contas são apenas 512 GB de SSD, 8 GB de RAM e um processador AMD, que tem a tradição de serem algo mais baratos que os Intel.


Distribuidor: Huawei

Site: consumer.huawei.com

Preço: €699,99


Benchmarks

  • PCMark 10: 3308
  • PCMark 10 Produtividade: 4590
  • 3D Mark Cloudgate: 12 486
  • Bateria (minutos): 533

Ficha Técnica

Processador: AMD Ryzen 5 3500U com gráficos Radeon Vega 8
Memória RAM: 8 GB DDR4
Armazenagem: SSD 512 GB
Ecrã: IPS, 14 polegadas (1920 x 1080)
Comunicação sem fios: Wi-Fi IEEE 802.11a/b/g/n/ac, 2.4 e 5 GHz, Bluetooth 5.0
Ligações físicas: USB-A 3.0 x 1, USB-A 2.0 x 1, USB-C x 1, HDMI x 1, jack 3,5 mm
Dimensões: 322,5 x 214,8 x 15,9 mm
Peso: 1,38 kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version