ESET: primeiro trimestre de 2020 teve crescimento súbito de ataques com a COVID-19 a servir de “isco”

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
ESET ©Edward Jenner/Pexels.com

A marca de software de segurança ESET concluiu, no seu primeiro relatório de segurança de 2020 (Janeiro, Fevereiro e Março), que houve um «súbito crescimento nas campanhas de malware, usando a pandemia como isco».

«Com as alterações a nível mundial provocadas pela pandemia da COVID-19, os cibercriminosos ajustaram as suas estratégias para lucrarem com as mudanças nas vidas das pessoas e a disrupção nas empresas», diz a Roman Kováč, chief research officer da ESET.

O relatório Q1 2020 ESET Threat Report sublinha o facto de que este crescimento do número de ataques é «um dos possíveis efeitos colaterais do confinamento» e que houve dois tipos de ameaças que se destacaram.

A primeira foram os web threats (ameaças baseadas em sites) e a segunda, os stalkerware (programas que servem para vigiar os movimentos de outras pessoas). Mas também houve boas notícias: segundo a ESET, os ataques cryptominers (usar um dispositivo para “minar” criptomoedas para terceiros) caíram, em relação ao último trimestre de 2019.

Este relatório tem ainda uma panorâmica sobre os projectos de investigação da ESET, como os que descobriram novas formas de ataques feitos pelos grupos Turla e Winnti Group ou a identificação da vulnerabilidade KrØØk.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version