Escobar Inc. Fold 2

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Agora a sério, acreditar que alguém lhe irá vender um Galaxy Fold por 549 dólares é tão absurdo como acreditar que as personagens da Disney são verdadeiras, tal como o Pai Natal, a Fada dos Dentes e que o coelho da Páscoa põe ovos… está a entender onde quero chegar, certo? É um esquema, tão simples quanto isso.

Mas, comecemos pelo início. A empresa Escobar Inc. foi criada pelo irmão de Pablo Escobar (Roberto Escobar), ambos imortalizados em inúmeros livros, filmes e séries, como Narcos da Netflix, por terem pertencido à organização de droga mais famosa do Mundo, o cartel de Medellin.

Ignorando a fase inicial da “empresa”, que serviu de fachada para lavagem de dinheiro dos negócios de droga da família Escobar, esta voltaria a ser “ressuscitada” para processar a Netflix por uso indevido de direitos de imagem de membros da família na série Narcos. Além disso, também serviu para apoiar a candidatura de Donald Trump através das redes sociais, e para processar Elon Musk e a Boring Company, por esta última ter imitado o seu protótipo de lança-chamas equipado com uma botija de gás propano.

Pagar e não receber o Fold 2
Porém, esta “empresa” só se tornaria verdadeiramente conhecida após o lançamento do “seu” primeiro smartphone, no final de 2019, o Escobar Fold. Este equipamento era, basicamente um Royole Flexpai, personalizado com alguns autocolantes. Não existe registo de alguém ter chegado a receber o equipamento, depois de adquirido. Dois meses mais tarde, já em 2020, foi lançado o Escobar Fold 2, o equipamento que aqui temos para teste e que foi cedido pelo nosso amigo Nuno Agonia, o mais popular youtuber nacional de tecnologia, que recebeu este equipamento para análise. Tal como aconteceu a outros youtubers de grande dimensão internacional – todos eles descobriram que este negócio é, basicamente, um esquema.

Imagine o seguinte: uma empresa envia equipamentos para cinco influenciadores que custam, na realidade, dois mil euros (total de dez mil euros), para que estes, ao publicar os seus vídeos, consigam convencer alguns utilizadores a adquirir o equipamento. Suponha que cinco mil pessoas decidem tentar a sorte e comprar este equipamento, a quinhentos euros. É um lucro absoluto de dois milhões e meio de euros, já que nenhuma dessas pessoas o irá receber. Se ainda não está convencido, basta dizer que para encomendar o Escobar Fold 2 apenas vai poder pagar por transferência bancária ou com criptomoedas, ou seja, não existe qualquer controlo bancário ou de segurança.

Escobar Fold é um… Galaxy Fold
Mas o que é o Escobar Fold 2, na realidade? Simples: um Samsung Galaxy Fold com uma película autocolante dourada no painel traseiro, uma fita autocolante do mesmo género no rebordo exterior da dobradiça e um wallpaper com o famoso retrato de Pablo Escobar, quando foi preso em 1977. A caixa não é a original, é uma preta em cartão, com duas placas metálicas, onde apenas vem o equipamento e o cabo USB-C.

O equipamento funciona mesmo: tem de um ecrã externo de 4,6 polegadas, um interno dobrável de 7,3 polegadas e o sistema de câmaras composto por três sensores externos, um frontal de 10 MP e dois internos – tal e qual como o smartphone da Samsung. O processador é exactamente o mesmo que o do equipamento “original”, o Qualcomm Snapdragon 855, a que se juntam 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento.

Os testes que fizemos (incluindo o de autonomia) mostraram resultados semelhantes aos do Galaxy Fold, o que só vem comprovar que se trata do mesmo equipamento.


Distribuidor: Escobar Inc

Site: escobarinc.com

Preço: $549,99 (€500)


Benchmarks:

  • 3D Mark Ice Storm Unlimited – 64 903
  • Antutu Benchmark – 464 523
  • PCMark Work 2.0 – 9559
  • PCMark Work 2.0 Battery – 1018 minutos (ecrã externo); 536 minutos (ecrã interno)

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 855 (2,84 GHz + 3 x 2,42 GHz + 4 x 1,78 GHz)
Memória: 12 GB
Armazenamento: 512 GB
Câmaras: 12 MP f/1.5 – 2.4 + 12 MP f/2.4 + 16 MP f/2.2 (traseiro); 10 MP f/2.2 + 8 MP f/1.9 (interno); 10 MP f/2.2 (frontal)
Ecrã: 7,3” Dynamic AMOLED dobrável (2152 x 1536), 362 ppi; 4,6” Super AMOLED (1680 x 720 pixéis) externo
Bateria: 4380 mAh
Dimensões: 160,9 x 117,9 x 6,9 mm (160,9 x 62,9 x 15,5 mm dobrado)
Peso: 263 gr

 

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version